Geral

Líderes mundiais fazem apelo ao G20 por financiamento para vacinas

Líderes mundiais fazem apelo ao G20 por financiamento para vacinas

Por Da Redação

Líderes mundiais fazem apelo ao G20 por financiamento para vacinasilustrativa/Pixabay

O presidente da África do Sul, a primeira-ministra da Noruega, os chefes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comissão Europeia enviaram uma carta aos líderes do G20, grupo dos países mais ricos do mundo, pedindo por financiamentos. Os líderes dizem no documento que precisam comprar vacinas, medicamentos e testes da Covid-19. 


A carta foi enviada antes da realização da  cúpula virtual do Grupo dos 20, que acontecerá nos dias 20 e 21, em Riad, na Arábia Saudita. O encontro será presidido por Sua Majestade, o rei Salman bin Abdulaziz Al-Saud, e se concentrará na proteção das vidas e na retomada do crescimento econômico.


"Um compromisso dos líderes do G20 na cúpula em Riad, de investir sustancialmente no déficit de financiamento imediato do ACT (Access to Covid-19 Tools) Accelerator de US$ 4,5 bilhões, salvará vidas imediatamente, estabelecerá as bases para aquisição e entrega em massa de ferramentas voltadas para a doença em todo o mundo e fornecerá uma estratégia de saída para esta crise econômica e humana global", diz o texto.


O ACT Accelerator é um projeto liderado pela OMS, que também visa a garantir vacinas contra a Covid-19, exames de diagnósticos e equipamento de proteção para países mais pobres. A carta pede aos líderes do G20 que se comprometam conjuntamente com "uma proporção dos gastos de estímulo futuro" nas ferramentas, que têm como objetivo particular garantir o abastecimento de países de baixa renda.


No total, serão necessários US$ 28 bilhões para financiar integralmente a aquisição e distribuição de vacinas, medicamentos e testes.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse ser equivalente à "mesma soma que os setores de transporte e de turismo global perdem em apenas dois dias de bloqueio". O texto carrega a assinatura do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.