Líderes mundiais fazem apelo ao G20 por financiamento para vacinas
Líderes mundiais fazem apelo ao G20 por financiamento para vacinas
O presidente da África do Sul, a primeira-ministra da Noruega, os chefes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comissão Europeia enviaram uma carta aos líderes do G20, grupo dos países mais ricos do mundo, pedindo por financiamentos. Os líderes dizem no documento que precisam comprar vacinas, medicamentos e testes da Covid-19.
A carta foi enviada antes da realização da cúpula virtual do Grupo dos 20, que acontecerá nos dias 20 e 21, em Riad, na Arábia Saudita. O encontro será presidido por Sua Majestade, o rei Salman bin Abdulaziz Al-Saud, e se concentrará na proteção das vidas e na retomada do crescimento econômico.
"Um compromisso dos líderes do G20 na cúpula em Riad, de investir sustancialmente no déficit de financiamento imediato do ACT (Access to Covid-19 Tools) Accelerator de US$ 4,5 bilhões, salvará vidas imediatamente, estabelecerá as bases para aquisição e entrega em massa de ferramentas voltadas para a doença em todo o mundo e fornecerá uma estratégia de saída para esta crise econômica e humana global", diz o texto.
O ACT Accelerator é um projeto liderado pela OMS, que também visa a garantir vacinas contra a Covid-19, exames de diagnósticos e equipamento de proteção para países mais pobres. A carta pede aos líderes do G20 que se comprometam conjuntamente com "uma proporção dos gastos de estímulo futuro" nas ferramentas, que têm como objetivo particular garantir o abastecimento de países de baixa renda.
No total, serão necessários US$ 28 bilhões para financiar integralmente a aquisição e distribuição de vacinas, medicamentos e testes. A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse ser equivalente à "mesma soma que os setores de transporte e de turismo global perdem em apenas dois dias de bloqueio". O texto carrega a assinatura do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.