Indicado de Bolsonaro ao STF, Kassio Nunes é sabatinado nesta quarta; magistrado conta com amplo apoio
Indicado de Bolsonaro ao STF, Kassio Nunes é sabatinado nesta quarta; magistrado conta com amplo apoio
O juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1 ) Kassio Nunes Marques, 48 anos, primeiro ministro indicado ao STF (Supremo Tribunal Federal) por Jair Bolsonaro, chegará à sabatina no Senado nesta quarta-feira (21/10) com a expectativa de ser aprovado por larga vantagem de votos, inclusive com o apoio da oposição conforme publicou o site Uol.
Ainda de acordo com a publicação, nas últimas horas antes de ser interrogado pelos congressistas da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), às 8h desta quarta-feira, Kassio teve os derradeiros encontros com senadores, estudou temas específicos que devem ser abordados na sabatina e se dedicou à elaboração do discurso de abertura na sessão.
O Uol publicou, também, que pessoas próximas ao magistrado sugeriram temas que devem ser incorporados à fala do juiz e são considerados balizas de sua atuação no Supremo. Entre os assuntos, estão a defesa da independência institucional e a separação dos Poderes.
Kassio deverá explicar que é um juiz conservador no sentido de ser um garantista, o que seus amigos traduzem como um magistrado que preza pelo ordenamento jurídico existente e que não busca preencher "lacunas" da lei.
Nessa linha de raciocínio, o magistrado afirma ser contra o que vê como ativismo judicial e tentativas de o Judiciário legislar em nome do Parlamento. Ele ainda deve dizer que o STF é o guardião da Constituição e que ele preza pelo cumprimento dela. O magistrado deve, inclusive, citar trechos da Carta Magna.
LEIA MAIS: PF investiga fraudes em licitações da Infraero; mandados são cumpridos no DF, Bahia e mais 4 estados
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.