Hospital Geral Roberto Santos recebe Hemóvel para doação de sangue e medula; veja como agendar
Hospital Geral Roberto Santos recebe Hemóvel para doação de sangue e medula; veja como agendar
Para incentivar as doações voluntárias de sangue, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vai receber o Hemóvel a partir desta terça-feira (2/6). O ônibus vai ficar estacionado em frente ao Auditório Central da instituição até sexta-feira (5/6), fazendo coleta de material e cadastro de medula óssea, sempre das 8h às 17h.
Devido à pandemia da Covid-19, as doações acontecerão via agendamento, que pode ser feito pelo telefone (71) 3117-7788 ou, presencialmente, na Agência Transfusional do hospital (AT), localizada no térreo do edifício principal. O Hemóvel só está atendendo um doador por vez.
A intenção é melhorar o nível do estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Uma vez estável a situação, é possível otimizar o cronograma de cirurgias, avançar o tratamento de quem precisa de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência.
LEIA MAIS: Organização Mundial da Saúde diz que Brasil ainda não atingiu pico da pandemia; "é difícil prever"
O candidato a doador de sangue precisa se apresentar, sozinho ao ponto de coleta, com máscara, portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
A Fundação Hemoba também está funcionando com hora marcada para doação de sangue. Os agendamentos podem ser feitos pelo site, e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-5643.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.