Saúde

Hemoba vive "situação crítica" e pede que baianos mantenham doação de sangue durante pandemia

Hemoba vive "situação crítica" e pede que baianos mantenham doação de sangue durante pandemia

Por Da Redação

Hemoba vive "situação crítica" e pede que baianos mantenham doação de sangue durante pandemiadivulgação/Hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está vivendo uma situação crítica com o baixo nível de sangue em seu estoque. A fundação pede que baianos mantenham as doações de sangue durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).


Para o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, a atitude solidária é importante para que a instituição continue atendendo às demandas transfusionais em todo o estado. "Todas as nossas unidades, na capital e no interior da Bahia, estão sofrendo uma redução na coleta nos últimos dias. Porém, os pacientes oncológicos, pessoas com anemias crônicas e com outras doenças hematológicas precisam da transfusão de sangue. Além disso, atendemos aos casos de emergência e às cirurgias eletivas que, em certa medida, continuam acontecendo nas unidades de saúde do estado", falou.


Desde o primeiro caso do vírus confirmado no Brasil, a Anvisa e o Ministério da Saúde incluíram uma série de normas no conjunto de critérios técnicos para triagem clínica de pessoas à doação de sangue. A diretora de hemoterapia Rivânia Andrade, falou sobre esses critérios. "Os candidatos à doação que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato, os candidatos que retornaram de viagem internacional, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil e os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por um ano após a cura. Nossa orientação é para quem está bem de saúde, sem nenhum sintoma respiratório, possa vir doar sangue, usando a sua máscara de proteção, de pano, e retorne para casa em segurança", informou. 


A coordenadora de coleta e captação de doadores, Iara Matos, a Fundação Hemoba adotou medidas de prevenção contra a disseminação do vírus nas suas unidades. "Estamos com a doação com hora marcada, para receber o doador de forma sistematizada, sem aglomerações. Quem desejar marcar um horário poderá acessar o site enviar um email para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das nossas unidades e agendar a doação", disse. 


LEIA MAIS: Vale-alimentação para estudantes já foi entregue 100% em dois municípios da Bahia


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.