O Google Maps apresentou nesta quinta-feira (21/11) em Salvador os recursos mais recentes para ajudar o usuário a explorar e descobrir lugares, eventos e serviços ao seu redor. Uma das novidades serve para os usuários de transporte público da capital baiana que tiverem o aplicativo em seus celulares. Agora, eles poderão acompanhar, minuto a minuto, o tempo que o ônibus que ele está esperando demorará para chegar ao ponto. 

De acordo com o gerente de produto para o Google Maps, André Kowaltowsky, a novidade está em fase de testes e será disponibilizada a partir de janeiro de 2020. Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, o Maps passou de uma ferramenta de geolocalização para um aplicativo que também ajuda as pessoas a explorar o mundo ao seu redor e encontrar programas e atividades com sugestões personalizadas. É possível, por exemplo, usar a plataforma para marcar um horário no salão de beleza, reservar um hotel, fazer planos em grupo, checar se um local está muito movimentado, conhecer os pratos mais populares de um restaurante, entre outras recursos.

"Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito. Eles estão usando a plataforma para descobrir o melhor programa ou restaurante perto deles, tirar seus planos do papel e fazer acontecer. Recentemente, lançamos a aba "Para Você" e apresentamos novas maneiras de ajudar as pessoas a encontrar eventos e lugares para comer onde quer que estejam", conta Kowaltowski. Ele também destaca o recurso "Combina", que utiliza aprendizado de máquina para mostrar ao usuário o quanto um restaurante combina com o perfil dele. 

O Maps permite ainda que as pessoas compartilhem sua lista de lugares favoritos com amigos e outros usuários. A partir dessas listas de lugares salvos, a empresa revelou que em Salvador, por exemplo, moradores e turistas têm um grande interesse em frutos do mar, mais do que em todas as outras categorias somadas. Em seguida, vem pizza, churrasco e hambúrguer. Ou ainda que os locais que despertam maior interesse das pessoas que usam o recurso na região são o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.

GUIAS LOCAIS 

O Google Maps reúne classificações e avaliações de mais de 150 milhões de locais e estabelecimentos em todo o mundo. Informações sobre um novo local ou comentários sobre estabelecimentos podem ser inseridas por qualquer usuário do aplicativo. Muitos deles participam do Local Guides, programa global que reúne mais de 95 milhões de pessoas no mundo todo para escrever comentários e avaliações, compartilhar fotos, responder perguntas, adicionar ou editar locais e reportar incidentes. 

Para ajudar a manter a plataforma atualizada, os Local Guides fazem mais de 20 milhões de contribuições todos os dias. Essa comunidade vem crescendo no Brasil - só em Salvador, o número de integrantes quadruplicou nos últimos dois anos.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.