Depois de passar por prestigiados festivais internacionais, o filme Filho de Boi será exibido no próximo sábado (27/2), na Competitiva Nacional de Longas do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 24 de fevereiro a 3 de março, em versão on-line e disponível para todo Brasil.

Filho de Boi teve sua world première no Festival de Busan (Coreia do Sul), um dos maiores festivais do continente asiático, e passou também por festivais como o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México) e o Festival de Málaga (Espanha), onde recebeu o Prêmio do Público. O filme tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado.

Filho de Boi, dirigido por Haroldo Borges, foi realizado pelo coletivo Plano 3 Filmes, formado também por Ernesto Molinero, Paula Gomes e Marcos Bautista, mesma equipe criadora de Jonas e o Circo Sem Lona. No centro da história, um menino dividido entre ficar em casa com seu pai autoritário ou ir embora com um novo amigo, o palhaço do circo. O filme reflete sobre como se tecem os afetos num ambiente de masculinidade, pensando o machismo nos dias de hoje, a partir da relação entre esses três homens, que têm olhares distintos sobre a vida.  

“Filho de Boi é um filme sobre raízes, que lança luz sobre as relações no sertão, esse território que normalmente é reconhecido como um lugar de fuga. Mas ficar, às vezes, exige mais coragem do que partir”, diz Haroldo Borges. 

O filme, além de levar as paisagens do interior da Bahia para a tela, também buscou incorporar representantes da comunidade local ao elenco e à equipe. O protagonista, João Pedro Dias, é de Juazeiro e foi escolhido após um processo de seleção que envolveu 1.500 crianças de escolas públicas na zona rural do sertão baiano. “Começamos a pesquisa de elenco procurando por um perfil específico que tínhamos no roteiro. Mas ao ir conhecendo os meninos da região, resolvemos nos deixar levar por suas histórias. Até que conhecemos João. Tímido, falando baixinho... Um menino de alma entranhada! O mais improvável para viver um protagonista. Mas foi essa improbabilidade que nos cativou”, complementa o diretor.

O elenco também traz nomes como Luiz Carlos Vasconcelos (de Marighella, Carandiru, Abril Despedaçado), Vinicius Bustani (da peça Criança Ferida; vista por mais de 4.000 pessoas) e Jonas Laborda (do documentário Jonas e o Circo sem Lona), além de vários palhaços de pequenos circos itinerantes da Bahia. A preparação de elenco, que teve à frente Fátima Toledo (de Central do Brasil, Cidade de Deus, Tropa de Elite), começou dois meses antes do início das filmagens, e possibilitou que equipe e elenco convivessem em um espaço laboratorial de experimentação e investigação. Ninguém leu o roteiro e tudo foi transmitido oralmente, construindo assim a base do trabalho de atuação. Filho de Boi será lançado em cinemas e outras janelas pela Olhar Distribuição no 2º semestre de 2021.

filho-de-boi2

FICHA TÉCNICA

Brasil | Drama | 91 min. 
Direção: Haroldo Borges; Codireção: Ernesto Molinero; Roteiro: Haroldo Borges e Paula Gomes; Direção de Arte: Marcos Bautista; Preparação de Elenco: Fátima Toledo; Produção de Elenco: Milena Pinheiro; Direção de Fotografia: Remo Albornoz; Montagem: Andrea Kleinman e Juliano Castro. Desenho de Som: Vitor Coroa. Elenco:  João Pedro Dias, Vinicius Bustani, Luiz Carlos Vasconcelos e outros; Distribuidora: Olhar Distribuição.

SINOPSE

João tem 13 anos e mora no sertão baiano. O vínculo com seu pai foi rompido e ele não tem amigos. João quer fugir daquele lugar e um dia surge a oportunidade quando um pequeno circo chega à cidade.

DIRETOR

Haroldo Borges é parte do coletivo baiano Plano 3 Filmes, onde realizou, junto com o grupo, mais de 15 projetos. Entre eles, se destacam o documentário “Jonas e o Circo sem Lona”, exibido em mais de 25 países e vencedor de 13 prêmios, e o longa de ficção “Filho de Boi”, que estreou no Festival de Busan, na Coreia do Sul, passou pelo Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, e recebeu recentemente o Prêmio do Público no Festival de Málaga, na Espanha.

Trailer e Informações sobre o Festival:

TRAILLER DO FESTIVAL
https://xvi-panorama.coisadecinema.com.br/film/filho-de-boi/

INFORMAÇÕES

Paula Gomes: 71 99103 7258 / paulatgomes@gmail.com