AO VIVO Últimas Notícias
17/11/2015 16h03 | Atualizado em 17/11/2015 16h05

Estados Unidos pode deixar de receber refugiados Sírios

Estados Unidos pode deixar de receber refugiados Sírios

Da Redação

O presidente republicano da Câmara de representantes dos Estados Unidos exigiu nesta terça-feira uma pausa no programa de recepção de refugiados sírios no país, por medo infiltração de jihadistas, após os atentados em Paris.

“Pensamos que o prudente e responsável é fazer uma pausa neste aspecto particular do programa de refugiados, a fim de verificar que terroristas não tentem se infiltrar na população de refugiados”, anunciou Pau Ryan em coletiva de imprensa no Capitólio.

“Nosso país sempre deu as boas-vinda (aos refugiados), mas não podemos deixar que terroristas se aproveitem da nossa compaixão. Nesse momento, é melhor prevenir do que remediar”, declarou Ryan.

A declaração de Paul Ryan ocorre logo após os governadores de vários estados norte-americanos, entre os quais apenas um é do Partido Democrata, se recusaram a aplicar o programa de acolhimento aos refugiados sírios impulsionado pelo presidente Barack Obama, depois que um suposto passaporte sírio foi encontrado junto ao corpo de um dos terroristas dos atentados de Paris.

Enquanto os governadores dos diferentes estados do país não são aptos em temas de imigração, o Congresso americano dirigido pelo Partido Republicano poderá votar uma lei que reduza o poder do governo federal para dar vistos de refugiados a cidadãos sírios.

Paul Ryan anunciou a criação de um grupo de trabalho integrado pelos presidentes das comissões competentes para elaborar um projeto de lei “para responder a crise de refugiados sírios” que pode ficar pronto “nesta semana”, disse.

Em setembro, Barack Obama anunciou que queria acolher 10.000 refugiados ao longo de um ano. Desde 2011 os Estados Unidos receberam 1.800 refugiados.

Fonte: Da AFP