Enfermeira de UTI narra trabalho em hospital que trata a Covid-19; "desligar respiradores faz parte"
Enfermeira de UTI narra trabalho em hospital que trata a Covid-19; "desligar respiradores faz parte"
Uma entrevista feita com Juanita Nittla, enfermeira-chefe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Royal Free, em Londres, conta como está sendo o trabalho em um local onde há varios pacientes morrendo por causa da Covid-19. A reportagem é da BBC News, de Londres.
A profissional conta que, às vezes, os respiradores não podem mais ajudar os infectados. "Desligar o respirador é um momento muito traumático e doloroso. Às vezes, sinto que sou um pouco responsável pela morte de alguém. [...] O desligamento dos respiradores faz parte do meu trabalho", conta ela.
Ao perceber que uma das pacientes, também enfermeira, de 50 anos, não estava respondendo ao tratamento, ela conversou com a filha da vítima. "Eu assegurei a ela que sua mãe não estava sofrendo e parecia muito confortável. Também perguntei sobre os desejos e necessidades religiosas de sua mãe", lembrou.
LEIA MAIS: Bahia registra 46ª vítima fatal do coronavírus; são 1.341 casos confirmados no estado
O desligamento do aparelho não representa uma morte instantânea da paciente. No caso da sua colega de profissão, Nitta ligou para a filha da vítima que conversou com a mãe até que os aparelhos mostrassem que ela havia morrido. "Para mim, foi apenas um telefonema, mas fez uma enorme diferença para a família. Sentei ao lado dela, segurando suas mãos até que ela faleceu", relata.
De acordo com a reportagem, a UTI do hospital onde ela trabalha foi ampliada de 34 para 60 leitos. Todos eles estão ocupados. "Tenho pesadelos. Não consigo dormir. Me preocupo com o vírus. Converso com meus colegas e todos estão assustados. As pessoas me dizem que eu não deveria estar trabalhando. Mas é uma pandemia; deixo tudo de lado e faço o meu trabalho", afirma.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.