Geral

Doença misteriosa é desvendada pela Secretaria de Saúde

Doença misteriosa é desvendada pela Secretaria de Saúde

Por Da Redação

Doença misteriosa é desvendada pela Secretaria de Saúdedivulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) revelou nesta quinta-feira (5/3) que a doença "misteriosa" que atingiu 68 moradores de Mirantes de Periperi é chinkungunya. As vítimas se queixavam de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e pés inchados.


Após ser acionada pela associação de moradores de Mirantes de Periperi, a SMS deu início às investigações. Segundo o órgão, dos 57 pacientes avaliados, 55 contraíram a arbovirose.


Em fevereiro deste ano, dois jovem morreram no bairro de São Tomé de Paripe após apresentarem os mesmo sintomas. Ícaro da Silva Duque, de 19, e  Luan Bastos dos Santos, de 15 anos, tomaram banho em um tanque na rua Ailton Melo do dia 4 de fevereiro e  ficaram  doentes horas depois. Um deles morreu no dia seguinte. Mas, segundo a SMS, as mortes não possuem ligação com o surto registrado em Periperi.


Exames laboratoriais foram feitos nos dois pacientes, e as amostras apresentaram resultados negativos para dengue, zika, chikungunya, febre amarela, leptospirose e meningites. O Instituto Médico Legal (IML) coletou amostras biológicas, porém ainda estão em análise pelo órgão.


LEIA MAIS: Jovens morrem após banho em tanque no Subúrbio; moradores falam em "doença misteriosa"


O Ministério da Saúde divulgou um alerta para um potencial risco de surto de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti em 2020. Além da Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio de Janeiro e Espírito Santo também estão sob alerta.


Em 2019 os casos de dengue cresceram em 301,4% na Bahia, comparados ao mesmo período do ano de 2018. O Governo da Bahia diz que distribuiu 7.400 kits para serem utilizados por agentes de controle de endemias dos 417 municípios. Cada kit é composto de 26 itens, como pesca larva, pipetas de vidro, tubos de ensaio, álcool, esponja, lanterna de led recarregável, bacia plástica, dentre outros materiais. 


LEIA MAIS: Moradores se queixam de "doença misteriosa" em Salvador; SMS diz que tem suspeita


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.