Casos positivos de coronavírus detectados nos testes rápidos passarão a entrar na estatística baiana
Casos positivos de coronavírus detectados nos testes rápidos passarão a entrar na estatística baiana
A Vigilância Epidemiológica passou a aceitar os resultados positivos dos testes rápidos para efeito de notificação. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (14/5) pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas. Em postagem nas redes sociais, o gestor afirmou ainda que "a partir de agora todos os municípios e unidades de saúde estão obrigadas a notificarem nos sistemas oficiais do SUS".
A Vigilância Epidemiológica passou a aceitar os resultados positivos dos testes rápidos para efeito de notificação. A partir de agora todos os municípios e unidades de saúde estão obrigadas a notificarem nos sistemas oficiais do SUS. https://t.co/BVGkq3uyHp
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) May 14, 2020
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou nesta semana um novo manual que detalha o passo a passo para a notificação dos casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) pelas Prefeituras e unidades de Saúde. O documento também define os critérios a serem adotados para a coleta de material biológico e o tipo de teste adequado para cada situação.
Vilas-Boas ressalta que “diante de um resultado positivo de teste rápido ou RT-PCR, a notificação deve ser feita imediatamente pelas instituições de saúde do setor público ou privado, em todo o território nacional".
O documento elaborado pela Sesab esclarece que o teste rápido deve possuir registro na Anvisa e ser validado pelo Instituto Nacional e Controle e Qualidade em Saúde (INCQS). “Além disso, o resultado deve ser interpretado por um médico”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro.
LEIA MAIS: Estudo revela que coronavírus pode causar lesões na retina de pacientes; veja vídeo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.