A Copa do Mundo de Futebol de Areia começa nesta quinta-feira (21/11), em Assunção, no Paraguai, e vai até o dia 1.º de dezembro. O torneio conta com 16 seleções, divididas em quatro grupos. A seleção brasileira busca o hexacampeonato.

O Brasil, atual campeão mundial, está no Grupo D e fará sua estreia amanhã (22/11) contra Omã. No domingo, o duelo será contra Portugal e, para fechar a primeira fase, enfrentará a Nigéria no dia 26. Os dois melhores de cada chave disputarão as quartas de final, no dia 28. Os classificados para as semifinais jogam no dia 30 de novembro e a grande final será realizada em 1.º de dezembro.

A Copa do Mundo de Futebol de Areia volta a ser disputada na América do Sul, depois de a última edição, em 2017, ter ser realizada nas Bahamas. Entre 1995 e 2004, antes de o campeonato ser organizado pela Fifa, o Brasil sempre foi o país sede. O Brasil também recebeu o evento quando a entidade passou a chancelar a modalidade, em 2005, e continuou até 2007. Depois outros países sediaram o evento: França (2008), Dubai (2009), Itália (2011), Taiti (2013), Portugal (2015) e Bahamas (2017).

Após a edição no Paraguai, a Rússia receberá a Copa do Mundo de Futebol de Areia em 2021. O país - junto com Brasil, Portugal e Itália - é um dos favoritos na disputa pelo título. Bicampeões, os russos venceram o Brasil na final de 2011 e a Espanha em 2013.

Desafio de manter o título

O Brasil tem nove títulos da Copa do Mundo antes da chancela Fifa e cinco após a entrada da entidade na modalidade. Um dos líderes do time ao lado do goleiro Mão, o defensor Bruno Xavier confia que será possível manter o título. "Sabemos da nossa responsabilidade, pois só de vestir essa camisa e representar o nosso país, já é nosso maior desafio. Claro que estamos preparados para defender o título e vamos juntos com a nação brasileira", disse.

Confira as chaves da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa:

GRUPO A: Paraguai / Japão / Suíça / EUA

GRUPO B: Uruguai / México / Itália / Taiti

GRUPO C: Bielo-Rússia / Emirados Árabes Unidos / Senegal / Rússia

GRUPO D: Brasil / Omã / Portugal / Nigéria

LEIA MAIS: Centro Gemológico da Bahia ganha nova sede no Pelourinho

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.