"Boca de urna" é flagrada de forma escancarada em Itapuã; veja vídeos
"Boca de urna" é flagrada de forma escancarada em Itapuã; veja vídeos
A lei é clara: no dia da eleição, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Na prática, porém, não é o que se foi visto na ruas próximas ao colégio estadual Rotary, na ladeira do Abaeté, no bairro de Itapuã. Na manhã deste domingo (15/11), apesar de proibida e encarada como 'crime eleitoral', a pratica da 'boca de urna' foi vista em demasia pela região.
A reportagem do Aratu On conseguiu registrar, em vídeo, o flagrante. Sem timidez, não houve receio da atuação de agentes da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapuã). Dezenas de pessoas mandavam santinhos de candidatos a vereadores e prefeituráveis.
VEJA VÍDEOS:
A pouco menos de 2km de distância, a 'boca de urna' também foi registrada nas ruas próximas ao Colégio Estadual Governador Lomanto Junior. Assim como no Rotary, não havia qualquer tipo de receio entre as pessoas que davam os santinhos. Estes, por sinal, na maioria das vezes eram desprezados.
VEJA VÍDEO:
Conforme o artigo 39, § 5º da Lei Nº 9.504/97, constitui crime "a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos" no dia da eleição. O que inclui distribuir cartazes, camisas, bonés, canetas, broches, cestas básicas, brindes ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor que se dirige à seção ou está prestes a votar.
A distribuição de material gráfico, bem como a realização de caminhadas, carreatas, passeatas ou a utilização de carro de som que divulgue jingles ou mensagens de candidatos eram permitidas somente até as 22h do dia que antecede a votação, ou seja, na noite deste último sábado (14/11).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.