Geral

Alcolumbre rejeita MP que permitia a Weintraub escolher reitores temporários; "viola a Constituição Federal"

Alcolumbre rejeita MP que permitia a Weintraub escolher reitores temporários; "viola a Constituição Federal"

Por Da Redação

Alcolumbre rejeita MP que permitia a Weintraub escolher reitores temporários; "viola a Constituição Federal" Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Presidente do Congresso e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), devolveu ao Planalto a medida provisória que dava poderes ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, para escolher reitores temporários.  A decisão foi comunicada por meio das redces sociais nesta sexta-feira (12/6).






A medida permitia que Weintraub decidisse sobre as reitorias sem necessidade de consulta pública ou lista tríplice para embasar a definição de nomes para o cargo. Os escolhidos comandariam durante o periodo de pandemia do novo coronavírus. O texto foi alvo de contestações de partidos na Justiça. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)  aprovou a decisão de Alcolumbre.


O presidente do Senado entendeu que a MP viola os princípios da Constituição Federal, que tratam da autonomia e da gestão democrática das universidades.O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), concordou que o texto afronta a Constituição. Ao ser publicada no Diário Oficial da União, a MP perderá a validade. 


LEIA MAIS: Medida Provisória permite que ministro da Educação escolha reitores de universidades federais durante a pandemia


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.