AO VIVO Últimas Notícias
19/04/2024 17h10 | Atualizado em 19/04/2024 17h10

‘Tietasaura’: nova espécie de dinossauro baiano é batizado em homenagem ao livro ‘Tieta do Agreste’

Animal pré-histórico viveu no Recôncavo Baiano cerca de 130 milhões de anos atrás

'Tietasaura': nova espécie de dinossauro baiano é batizado em homenagem ao livro 'Tieta do Agreste' Foto: Divulgação/ Thales Nascimento
Anna Caroline

Paleontólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) identificaram uma espécie de dinossauro que vivia no Recôncavo Baiano, cerca de 130 milhões de anos atrás.

O dinossauro foi batizado pelos cientistas de “Tietasaura  Derbyiana”, uma homenagem ao livro do baiano Jorge Amado “Tieta do Agreste”, que se passa na Bahia, onde os ossos foram encontrados, e ao geólogo Orville Derby, fundador do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil.

Segundo o estudo da Uerj, publicado na revista científica “Historical Biology”, os ossos foram coletados entre 1859 e 1906 e estão no Museu de História Natural de Londres. Mas, só agora, com a análise dos pesquisadores brasileiros, foi concluído que os fósseis são de uma espécie que não havia sido catalogada.

O “Tietasaura” é a primeira espécie do grupo dos ornitísquios, uma ordem de dinossauros herbívoros, caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvis que se assemelha à das aves.

*Com informações do SBT News*

LEIA MAIS: Mulher é agredida por ex-marido em praça de alimentação de shopping em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos