“Pé na areia, a caipirinha, água de coco, a cervejinha”. Não é só no samba de Diogo Nogueira que a galera aprecia um bom drink, ainda mais associado à praia. Esse é o tema da primeira reportagem do Projeto Veraneou, lançado pelo Aratu Online nesta sexta-feira (21/12). O seu “sextou” durante a melhor estação do ano para muitos agora é com a gente. Pensamos e programamos 12 matérias especiais com as melhores pautas do seu verão. Se delicie com a gente!

A época “pede”, sim, bebidas refrescantes, mas, como tudo nessa vida, é preciso moderação, como alerta a nutricionista Alice Alágia. Existem bebidas mais calóricas e outras mais leves, “melhores pedidas”. “Quanto maior o teor alcoólico, mais calorias e mais prejuízo para a saúde”, explica a nutricionista.

“Vem cá, ‘nutri’, e a popular cervejinha?”

Diferente do que muita gente pensa, a “loira gelada” nem é tão calórica assim. “O que acontece é que a cerveja exige um nível maior de hidratação”, diz Alice. “Quem for beber – qualquer bebida – deve estar bem alimentado e hidratado. O ideal é intercalar com copos de água – não precisa ser em grande quantidade, mas que vá bebendo água, aos poucos, antes, durante e depois”, orienta.

Alice também cita as bebidas mais e menos indicadas, em relação às calorias, para auxiliar quem pretende “tomar umas” na estação mais quente do ano. 

CONFIRA:

Valor aproximado | Arte/César Galvão/Aratu Online

Apesar de as bebidas lembradas na música de Nogueira “combinarem” mais com a época, nem sempre são as melhores opções. “O vinho é a melhor opção, mas não é uma bebida típica do verão. Quem quiser, mesmo assim, pode optar pelo verde, branco ou o rosé, ótimos para curtir em uma piscina, por exemplo”, fala Alice.

A profissional completa que, “de forma geral, as destiladas são melhores, enquanto as batidas, bebidas prontas e coquetéis, que normalmente levam leite condensado e frutas (por isso) são mais calóricas”.  Ela destaca, ainda, que os bons hábitos devem ser mantidos para além do verão.

TENDÊNCIAS:

Se o assunto é desfrutar e conhecer as “tendências” da mixologia, anote (ou printe) – as seguintes dicas do sócio-fundador da Arte Drinks, João Pedro Dourado. Ele, que trabalhava desde os 17 anos como barman, criou, há quase cinco anos, junto com dois amigos, a empresa que presta serviços de coquetelaria.

1 – Moscow Mule

Foto: divulgação

Calma. Não precisa ir para a Rússia para provar deste que é mais conhecido como “drink  da canequinha de cobre”. Feito com vodka, insumo de limão e uma espuma especial conhecida como ‘ginger beer’, espécie de calda de gengibre, a bebida é bastante refrescante e ótima para o período.

2 – Sex in the paradise

Foto: divulgação

Os mais “gaiatos” adoram brincar com o nome desta bebida (cuja tradução em português é ‘Sexo no paraíso’) feita com calda de morango, suco de laranja, curaçau blue e vodka. O Sex in the Paradise caiu tanto no gosto popular que muitos esquecem de apreciá-lo como se deve: com canudo, de baixo para cima, para aproveitar cada sabor do drink trifásico.

3 – Butterfly Effect

Foto: divulgação

Quem assistiu ao filme “Efeito borboleta” nota a referência de imediato. E a ideia, segundo João Pedro, é justamente provocar diversas experiências com a bebida conhecida como “drink das sensações”. Com gim, acerola, suco de maracujá, limão e calda artesanal de açúcar, é uma ótima pedida para os dias mais quentes.

4 – Aperol Spritz e Gin Tonic

Foto: divulgação

Outras “queridinhas” da galera são a Aperol Spritz, à base de espumante, aperol, laranja, limão e água com gás, e a tradicional Gin Tonic (Gim Tônica), composta por água tônica, gim e especiarias como canela, cravo e alecrim.

Foto: divulgação

5 – Skol Puro Malte

Recém-lançada no mercado, a cerveja levou cinco anos para ser desenvolvida, em uma parceria entre especialistas brasileiros e belgas.

“A SKOL Pilsen já está consagrada no mercado e segue como a líder em seu segmento. A SKOLHops, apesar de nova, também ocupou seu espaço com uma boa aceitação. Então, pensamos em desenvolver algo novo para sair do quadrado e tirar as pessoas do lugar comum”, afirmou a diretora de marketing, Maria Fernanda Albuquerque.

Pronto. Pode aproveitar todas essas dicas para curtir a chegada do verão, nesta sexta-feira (21/12), da melhor forma possível. Sextou, minha gente! E veraneou também!

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.