A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) convoca doadores de sangue com fator Rh negativo. Segundo o órgão, os estoques deste tipo estão em situação crítica e precisam de reposição com urgência.

As doações podem ser feitas nos hemóveis durante a ação de coleta externa da Fundação, no piso G1 do estacionamento do Salvador Shopping e na Embasa, no bairro da Boca do Rio, além das unidades fixas.

Ainda de acordo com o Hemoba, a maior carência é do tipo sanguíneo O negativo. Estudos apontam que menos de 20% da população mundial apresentam sangue com fator Rh negativo, e a raridade do tipo dificulta o abastecimento dos estoques. Este tipo também é usado como primeiro recurso em atendimentos de emergência.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável); apresentar documento original com foto; estar em boa condições de saúde e pesar acima de 50 quilos. Também é necessário estar bem alimentado, de preferência não ter ingerido alimentos com gordura.

LEIA MAIS: Juiz decide liberar 300 presos do Conjunto de Feira de Santana; SEAP reage

Hemóveis:
Onde: Salvador Shopping Entrada principal, piso G1
Quando: 25 a 28 de setembro (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Embasa (Bolandeira) Rua Jaime Loureiro, Boca do Rio
Quando: 25 a 28 de setembro (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Unidades fixas do Hemoba em Salvador:
Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30
Hospital do Subúrbio De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h
Sac Cajazeiras De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.