Uma quadrilha especializada em roubo e adulteração de veículos foi desmontada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica, na tarde de quarta-feira (27/2), nas aldeias Xandó e Barra Velha, localizadas em Monte Pascoal. O grupo se escondia nos povoados e ameaçava os índios para que não fosse denunciado.

Gutemberg de Jesus Lima, 19 anos e Valdomiro Brito Santana, foram autuados por receptação de veículos, após serem encontrados com motocicletas com restrições de roubo. Wallas Aragão de Jesus, 23, estava com a dupla e foi encaminhado à delegacia por ameaçar a esposa e descumprir a medida protetiva emitida pela Justiça.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), denúncias enviadas por habitantes das aldeias para o número ‘WhatsApp’ disponibilizado pela unidade colaboraram para a captura, realizada pelos policias militares após acompanhamento da rotina dos acusados.

LEIA MAIS: DÁ TEMPO: Inscrições para processo seletivo da Hemoba encerram nesta quinta-feira

Conforme explicou o comandante da Cipe Mata Atlântica, major Ronivaldo Pontes, o grupo roubava as motocicletas nas estradas da comunidade de Caraíva, e em seguida, atravessava os veículos com a ajuda de uma canoa, por um rio que dá acesso às aldeias. “Eles agiam em rodovias federais, fugiam pelo rio e se escondiam nas comunidades indígenas”, informou. Ainda segundo o oficial, a operação que durou cerca de três horas e contou com aproximadamente 16 PMs foi aplaudida pelos indígenas.

Com eles foram apreendidas três motocicletas Honda, modelos CB300, CG 150 e CG 125 Fan. Os veículos, assim como os criminosos, foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Itabela.

LEIA MAIS: P NICO!: Incêndio atinge apartamento residencial no bairro de Brotas; Veja vídeo

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.

*Publicada originalmente às 14h56