Uma nova edição do livro "Lendas Africanas dos Orixás", do fotógrafo e etnólogo franco-brasileiro Pierre Fatumbi Verger, será lançado nesta quinta-feira (8/8), às 18h, no Solar Ferrão, no Pelourinho. O lançamento será feito durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô.


Na ocasião também serão apresentados os desenhos originais do artista argentino - naturalizado brasileiro - Carybé, que foram produzidos  a pedido de Verger para ilustrar o livro. As obras expostas fazem parte da coleção de Gilberto Sá, Presidente da Fundação Pierre Verger e amigo dos artistas.

A noite festiva reserva, ainda, alguns atrativos extras para o público que comparecer. Um deles será a realização de uma roda de conversa na qual Gilberto Sá, Enéas Guerra (Designer Gráfico do livro) e Solange Bernabó (filha de Carybé) irão discorrer sobre o livro, Verger, Carybé e a amizade dos dois artistas que fizeram da Bahia a sua morada.

O livro será vendido com 20% de desconto nesta quinta-feira, podendo ser adquirido por R$ 48 e parcelado em até três vezes no cartão de crédito.

SOBRE O LIVRO 

Com sua primeira edição lançada em 1985, pela editora Corrupio, Lendas Africanas dos Orixás é um dos títulos mais procurados por pesquisadores, religiosos e interessados em assuntos da diáspora africana. O livro traz um compilado de lendas, cuidadosamente coletadas por Verger em 17 anos de sucessivas viagens pela África Ocidental, desde 1948, período em que se tornou Babalaô (1950) e quando recebeu do seu mestre Oluô o nome de Fatumbi. Todas essas lendas foram anotadas por Verger a partir das narrativas dos adivinhos babalaôs africanos e, como diz Arlete Soares no texto de apresentação da primeira edição, são “histórias que constituem, todas elas, testemunhos diretos e espontâneos da cultura iorubá, cuja influência na nossa cultura faz-se sentir de maneira tão acentuada”.

LEIA MAIS: Balé do Teatro Castro Alves oferece aulas de dança abertas ao público

Conhecido pelo seu trabalho fotográfico, o livro não traz, contudo, uma fotografia sequer produzida por Verger. No entanto, a imagética das lendas desta obra recebe o auxílio luxuoso de Carybé, grande amigo do autor, que assina as 24 ilustrações. 

Esta nova edição de Lendas Africanas dos Orixás é uma publicação da Fundação Pierre Verger e traz como uma das principais novidades o prefácio assinado por Reginaldo Prandi, sociólogo e reconhecido escritor brasileiro sobre as mitologias dos orixás, com o texto “Um babalaô me mostrou”, no qual o professor destaca o quanto esta publicação tem contribuído para repor parcela significativa da tradição esquecida de parte do patrimônio mitológico iorubá por força da adversidade da vida dos africanos no Brasil.

APLICATIVO


Junto ao livro, a Fundação Pierre Verger (FPV) também lançará um aplicativo para smartphones que permitirá às pessoas ouvirem todas as lendas do livro, narradas pela Ebome do Ilê Axé Opô Aganju e contadora de histórias da Fundação Pierre Verger, Nancy de Souza, carinhosamente chamada de Vovó Cici. Para utilizar, bastará apenas fazer o download, instalar e colocar a câmera do aparelho sobre a ilustração de Carybé que, automaticamente, o aplicativo reconhecerá a imagem e iniciará a narração do seu texto de referência. Este recurso já vem sendo utilizado pela FPV nas últimas exposições de Verger e, segundo conta Alex Baradel – responsável pelo Acervo Fotográfico da FPV e idealizador do aplicativo –, “é uma forma de disponibilizar conteúdos extras ao público promovendo, também, acessibilidade às crianças e aos portadores de deficiência visual”.

O aplicativo funciona não apenas com as imagens do livro e da exposição, mas, também, em qualquer outro suporte onde as ilustrações possam ser reconhecidas como, por exemplo, a tela de um computador.

SERVIÇO

Lançamento da nova edição nova edição do livro “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Verger
Quando:
quinta-feira (8/8), às 18h
Onde: Solar Ferrão
Quanto: entrada gratuita | valor do livro: R$ 48

LEIA MAIS: Vídeo: bebê morre após nascer em recepção de hospital em Camaçari; família alega negligência

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.