AO VIVO Últimas Notícias
18/08/2022 11h25 | Atualizado em 18/08/2022 11h27

Saúde mental durante a pandemia e novos tratamentos psiquiátricos são tema de evento científico em Salvador

Esta edição marca uma parceria com a Associação Sergipana de Psiquiatria, que vai realizar no mesmo evento, a XV Jornada Sergipana de Psiquiatria.

Saúde mental durante a pandemia e novos tratamentos psiquiátricos são tema de evento científico em Salvador Foto: divulgação
Da Redação

Salvador vai sediar, nesta sexta-feira (19/8) e sábado (20/8), a XXII Jornada Baiana de Psiquiatria, maior evento voltado aos estudos de saúde mental na Bahia. Esta é a primeira vez, após dois anos, que a Jornada volta a ser realizada na modalidade presencial e deve reunir cerca de 400 profissionais, como, psiquiatras e psicólogos, além de estudantes de medicina e psicologia no auditório do Hotel Fiesta, no bairro Itaigara, em Salvador.

Esta edição marca uma parceria com a Associação Sergipana de Psiquiatria, que vai realizar no mesmo evento, a XV Jornada Sergipana de Psiquiatria. Além dos aspectos relacionados à saúde mental dos indivíduos durante a pandemia, o evento vai abordar os avanços da neurociência e o compromisso social da psiquiatria, com o objetivo de combater o preconceito causado pela desinformação. 

“Recentemente houve uma repercussão equivocada sobre a terapia eletroconvulsiva – indicada em casos graves de depressão que não apresentam resultados com medicamentos, pacientes com diagnóstico de catatonia e determinados casos de esquizofrenia – o que gera transtornos não só aos profissionais, mas principalmente para os pacientes e familiares. Nosso papel é desmistificar essa imagem negativa, fomentando o acesso a todo e qualquer tipo de tratamento que se mostre eficaz”, destaca o mestre em medicina e saúde e presidente da Associação Psiquiátrica da Bahia, Dr. Lucas Alves Pereira.

O evento vai abordar ainda os avanços na psiquiatria brasileira e mundial, bem como as evidências científicas do uso de endocanabinóides para o tratamento de transtornos mentais. Haverá ainda discussões sobre TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), depressão e suicídio na infância e adolescência e enfrentamento da violência escolar e insônia em crianças e adolescentes.

Uma das palestras vai trazer uma relação da psiquiatria com personagens da literatura brasileira. É o caso, do Delírio de Ciúme de Bentinho em 'Dom Casmurro', na obra de Machado de Assis. O paralelo será traçado pelo escritor e doutor em psiquiatria e saúde mental, Dr. Elie Cheniaux.

MEDALHA RUBIM DE PINHO

Maior honraria da Associação Psiquiátrica da Bahia, a medalha Álvaro Rubim de Pinho será entregue aos médicos Dr. William Dunningham e ao pesquisador Dr. Irismar Reis de Oliveira, dois importantes profissionais, que se destacaram na história da psiquiatria baiana.

O professor Álvaro Rubim de Pinho (1922-1994) foi um grande mestre da psiquiatria brasileira. Na Bahia, desenvolveu importantes pesquisas no campo da psiquiatria transcultural, voltado aos povos de matriz africana e descendentes de escravizados, bem como na área de psiquiatria forense.

SERVIÇO

O quê? XXII Jornada Baiana de Psiquiatria e a XV Jornada Sergipana de Psiquiatria
ONDE: Hotel Fiesta, Salvador.
Quando: 19 e 20 de Agosto
PROGRAMAÇÃO: https://jornadapsibahia.wixsite.com/site

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação