Com ares de uma cidade do interior, a Mouraria, localidade do bairro de Nazaré, no Centro Histórico de Salvador, nem parece que fica na capital baiana. Fundado no século XVIII, o local tem clima familiar, tranquilo, e, além disso, guarda características urbanas antigas, com ruas de paralelepípedos e grandes casarões.

Recentemente, a região foi beneficiada com as obras de pavimentação de vias e requalificação de calçadas com melhorias na acessibilidade. As ações fazem parte do projeto “Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador”, promovido pelo Governo do Estado, que promete revitalizar mais de 300 ruas, em 11 bairros do centro antigo da capital. Com esse projeto estão sendo investidos R$ 124 milhões com prazo previsto para conclusão ainda este ano.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), ao todo, 49 ruas do bairro de Nazaré estão sendo contempladas, e as obras já foram finalizadas na Rua da Mouraria, Rua da Mangueira, Largo e Rua da Palma, onde fica a famosa Igreja Nossa Senhora da Palma.

COMÉRCIO E TRADIÇÃO

O comércio da Mouraria é bem diversificado com negócios de todos os tipos: pequenos e grandes. Alguns funcionam há décadas. Os investimentos no local tendem a atrair mais pessoas para a região, já que passam a contar com um ambiente mais seguro, agradável e de fácil locomoção.

Os comerciantes estão bem satisfeitos, A baiana de acarajé, Maria Jussara da Silva, 60 anos, possui, há 16 anos, uma barraca montada na Travessa Engenheiro Allioni, que fica bem pertinho do Largo da Palma. Para ela, a requalificação das ruas melhorou o comércio no local e facilitou a movimentação de moradores.

Próximo dali fica o Boteco do Bigu, especialista em frutos do mar. O local funciona há cinco anos, sob o comando do proprietário Leandro Santos, 47, que foi atraído pela localização e tradição da Mouraria. Ele também vê a requalificação com bons olhos. “Principalmente para nós que somos comerciantes e moradores também. Hoje você vê pessoas fazendo caminhada, antes tinham muitas lombadas, buracos e, hoje, com a reestruturação que eles fizeram, ficou muito bom mesmo. Quando a gente faz uma melhora, só tem a acrescentar”, afirma.

Bigu afirma que melhorias na região atraem mais clientes. Foto: Aratu On

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.