A 17ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia acontece neste domingo (9/9), em Salvador. Com o tema “Abraço à Diversidade”, o evento, que teve início na manhã de hoje, com shows de transformistas e homenagens em um palco montado no bairro do Campo Grande, ainda conta com desfiles de trios elétricos a partir das 15h.

Ao todo, sete trios circulam pelo trajeto – Campo Grande, Avenida Sete de Setembro, Mercês, Piedade e Praça Castro Alves com retorno pela rua Carlos Gomes, fechando a festa no primeiro bairro, com previsão de encerrameento às 20h. Dentre as principais atrações estão as cantoras Gilmelândia, Márcia Castro e a banda Cortejo Afro.

LEIA MAIS: Espanha abrirá primeiro asilo público para gays do mundo

Os padrinhos desta edição são o diretor teatral e presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, e a médica Julieta Palmeira, da secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e integrante do movimento feminista e defensora do movimento LGBT.

SAÚDE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Durante o evento, o público poderá realizar teste rápido para detecção do HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. Vinte mil preservativos também serão distribuídos na ocasião.

Outra ação de responsabilidade social é a reciclagem de todo o material plástico descartado na Parada, que será transformado em bolsas, porta lápis e mochilas para serem distribuídos aos alunos das escolas municipais de Salvador, de acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB).

TR NSITO

Para a realização da festa, o trânsito na cidade sofreu algumas alterações, válidas até o fim do dia. Os veículos não podem passar no largo do Campo Grande, no trecho da lateral do Hotel Wish (antigo Sheraton da Bahia), com proibição do estacionamento de carros nos dois lados do trecho. O tráfego também está proibido em frente ao Teatro Castro Alves (TCA).

Os veículos não poderão ser estacionados nas seguintes vias: rua Forte de São Pedro, av. Sete de Setembro (Mercês/Rosário/Piedade/São Pedro/São Bento), praça Castro Alves, ladeira da Montanha, rua Carlos Gomes, rua Senador Costa Pinto e na região do Passeio Público.

LEIA MAIS: Candidatos ao governo, Ideb preocupante e propostas para a educação

Pouco antes do desfile dos trios, o tráfego será interditado na Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (Mercês/Rosário/Piedade/São Pedro/São Bento), praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes e Rua Senador Costa Pinto.

Os moradores desses locais podem ter acesso mediante comprovação de endereço por meio de contas de telefone, luz, água e faturas de cartão de crédito.

Como alternativa a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) sugere que os motoristas peguem os trechos largo do Campo Grande, Rua Araújo Pinho, Rua Dr. Augusto Viana e Rua João das Botas. Já os condutores que transitam pela ladeira da Montanha terão como opções a Avenida Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Rua Banco dos Ingleses e Largo do Campo Grande.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no  facebook.com/aratuonline