Expressão do momento, as fake news (notícias falsas) parecem não ter critérios para eleger suas vítimas. Exageradas, sensacionalistas e usando e abusando de montagens, elas se proliferam em uma velocidade alarmante, principalmente na Internet e redes sociais, a ponto de provocar, além da desinformação, processos judiciários, desentendimentos e discursos de ódio.

Para te ajudar a não cair em “ciladas” e acreditar em tudo o que se vê, ouve e/ou lê por aí, nós do Aratu Online preparamos uma cartilha, com diversas dicas, que você pode conferir aqui. Já nesta sexta-feira (2/3), listamos alguns famosos que tiveram seus nomes associados às mentiras.

LEIA MAIS: CARTILHA: O Aratu Online vai te ajudar no mundo das Fake News e da (des)informação; Saiba como!

Para começar, trazemos uma das personalidades nacionais que mais sofre com isso, o deputado federal Jean Wyllys. “Apoio à pedofilia”, “alteração da bíblia” e a proposta de implementação do ensino islâmico nas escolas foram algumas das “notícias” relacionadas ao político baiano.

Por ser, constantemente, alvo das mesmas, de haters, além de ter sua imagem desgastada, Wyllys decidiu expor e explicar tais informações, a fim de combatê-las, no seu principal “habitat”: a Internet. Tudo é feito de forma didática (e sarcástica), com fotos comparativas ou vídeos, por exemplo.

Veja abaixo:

Foto: Reprodução/Twitter

POR FALAR EM JEAN WYLLYS…

Outra inverdade muito repercutida foi uma “parceria” do deputado com a cantora drag queen Pabllo Vittar. A imagem, uma espécie de “captura de tela” de uma suposta publicação de Wyllys, anunciava uma turnê dos dois pelas escolas do Brasil, para tratar sobre “cultura LGBT e diversidade sexual infantil”.

Mas, com um mínimo esforço, é possível ver que a única publicação do ex-BBB na data que consta na postagem (19 de julho) é outra, bem diferente, e a imagem de base para o card foi utilizada, na verdade, para a divulgação do Prêmio Multishow, o qual Pabllo concorria.

Confira:

Portanto, carimbo de fake news!

Assim como o baiano, Pabllo é bastante vítima dos boatos. Inventaram também que ele seria pai de um filho de uma bailarina do programa do Faustão. Ao ver a nota compartilhada na página de um colunista, a drag queen comentou: “Eu já ri tanto”.

Em outra suposta situação, um refrigerante teria tido um prejuízo bilionário ao exibir em sua campanha o rosto da artista. De acordo com a notícia, a marca – mundialmente conhecida – “sofreu um imenso boicote por parte dos brasileiros, causando uma queda nas ações de 21% e totalizando cerca de US$ 1,2 bilhão de dólares em prejuízo, que daria quase 4 bilhões de reais”.

Não para por aí! Pabllo teria aceitado o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para cantar o Hino Nacional Brasileiro na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2018. A Fifa, inclusive, já teria confirmado o convite em seu site oficial, assim como o presidente da CBF, que teria dado entrevistas aprovando a ideia. Porém… Tudo Fake!

CLAUDIA LEITTE GORDA

Provavelmente você já viu esta imagem em alguma rede social ou site e se perguntou: “Claudia Leitte já foi gorda?”. A resposta é “não”, segundo a assessoria de imprensa da artista confirmou ao Aratu Online, e a própria cantora já falou sobre o assunto em um programa de televisão.

“Não sei de onde veio isso. Já postei foto desde a minha infância, até agora, mas tem um ‘diacho’ de uma montagem na Internet… Também achei que era verdade!”, brincou Claudinha, como é chamada pelos fãs. Mesmo assim, tem gente que continua acreditando e ” jura de pé junto” que é, sim, a cantora. E você?

ANITTA NA RÚSSIA

Com a carreira decolando e presente nos mais diversos eventos do mundo da música e entretenimento, a cantora Anitta usou o bom humor para desmentir a informação – do último dia 19 de fevereiro – de que estaria “de passagem comprada” para fazer um show na Rússia, no meio do ano, período de Copa do Mundo.

“Quem comprou ‘pra’ mim? É que eu nem sabia que ia… Fui informada por essa notícia ‘mexmo'”, escreveu em seu perfil no Twitter.

Confira:

Mesmo com o “carimbo” de fake news, o Aratu Online vai ficar de olho, pois quando o assunto é Anitta, tudo é uma caixinha de surpresas.

MORTO OU VIVO?

Um boato muito comum no mundo das notícias falsas é a suposta morte de alguma personalidade. A atriz brasileira Claudia Rodrigues, que vez ou outra tem seu nome estampado em nota do tipo, já expressou indignação com o feito. Em 2016, usou o Facebook par dizer o quanto tinha ficado chateada. “Quero dizer que estou muito bem e muito viva e me recuperando do transplante que fiz…”, publicou, na época.

Lutando desde 2000 contra a esclerose múltipla, doença degenerativa que atinge o sistema nervoso e não tem cura, a atriz está afastada do trabalho desde 2013. No último dia 21 deste mês, Claudia foi internada em um hospital de São Paulo com infecção causada pela herpes-zóster, o vírus da catapora, segundo informações da revista Veja.

(FALSA) ENTREVISTA POLÊMICA

Nem mesmo o mestre Gilberto Gil escapou da propagação de mentiras envolvendo seu nome. Isto porque o cantor e compositor baiano teria criticado a Operação Lava Jato e o juiz Sérgio Moro. Entretanto, a declaração “foi” em uma entrevista jamais concedida por ele.

O assunto não passou batido e, no “mundo real”, no início do último mês de janeiro, o juiz Carlos Sérgio dos Santos Saraiva, do Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), determinou que o Facebook e o site Pense Brasil retirassem as postagens e qualquer link da falsa entrevista que tanto circulou na Internet.

Intitulado Gilberto Gil chora em show e diz que SERGIO MORO É TERRORISTA, LULA É HONESTO, o texto começou a circular na internet no início de 2017. Todas as falas atribuídas a Gil, que foi ministro da Cultura no governo Lula, foram inventadas e disseminadas em redes sociais.

Em cima da falsa notícia, um perfil do Facebook proferiu comentários de cunho racista com o artista. Por isso, a referida rede social também foi obrigada a informar, no prazo de 48 horas, os dados pessoais cadastrados do perfil, sob pena de multa diária no valor de R$ 3 mil.

LEIA MAIS: FAKE NEWS: Presidente da CMS denuncia carro de som que divulga notícias contra ACM Neto no interior

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.

*Publicada originalmente às 6h (2/3)