Lauro de Freitas chega a 97% de ocupação de leitos para tratamento da Covid-19
De acordo com a gestão municipal, 30 pacientes estão aguardando regulação para unidades de suporte avançado.
A prefeitura de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), informou que nesta quinta-feira (11/3), o município chegou a 97% de ocupação dos leitos para tratamento da Covid-19. De acordo com a gestão municipal, 30 pacientes estão aguardando regulação para unidades de suporte avançado.
Com o aumento de casos da doença, a prefeitura ampliou o número de leitos das salas amarelas e vermelhas nas unidades de atendimento de urgência e emergência Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), no Centro, e UPA de Itinga.
"Na UPA passamos a atender pacientes com Covid-19 e ampliamos de 16 para 22 leitos. Atualmente, são quatro leitos na sala vermelha e 14 na sala amarela, além de quatro leitos extras. Já no PASAI o acréscimo foi de dez para 18 leitos. A unidade conta com quatro leitos na sala vermelha e sete leitos na sala amarela e mais sete leitos extras", informou a superintendente da atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Allinne Kelly.
Outra medida tomada pelo município foi a suspensão dos atendimentos a pacientes com sintomas gripais e respiratórios no Pronto Atendimento Nelson Barros, no Centro. "A unidade foi direcionada a pacientes com sintomas de outras patologias como, por exemplo, crises hipertensivas e diabetes. Devem procurar a unidade Nelson Barros, pacientes acometidos por causas externas, lesões ou outros agravos de baixa complexidade", disse ela, ressaltando ainda que a intenção é separar os pacientes com sintomas de outras doenças não relacionadas à Covid-19 para que não haja contaminação dentro das unidades.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, Lauro de Freitas destinou cinco Unidades de Saúde da Família (USF) para serem referências no atendimento a pacientes com síndromes gripais e respiratórias com sintomatologias leves. O Hospital Metropolitano, situado na região, também será aberto em breve, e contará com UTIs para tratamento da doença.
LEIA MAIS: Bahia tem 20.391 casos ativos de Covid-19; 418 pacientes aguardam na fila de internação
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.