Liz Truss é eleita nova primeira-ministra do Reino Unido; amanhã ela encontra a rainha Elizabeth
O cargo foi disputado na reta final entre Truss, atual secretária de Relações Exteriores, e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak.
Liz Truss foi escolhida como líder do Partido Conservador e será a nova primeira-ministra do Reino Unido. A informação foi publicada, nesta segunda-feira (5/9), pelo Uol. Com isso,
Truss irá substituir Boris Johnson, que renunciou no início de julho. O cargo foi disputado na reta final entre Truss, atual secretária de Relações Exteriores, e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. A votação foi feita entre 170 mil integrantes do Partido Conservador em todo o Reino Unido, e o resultado foi anunciado nesta segunda (5/9).
Ainda de acordo com a publicação, Liz Truss obteve 81.326 votos, enquanto Sunak conseguiu 60.399. Ela deve assumir oficialmente como premiê apenas na terça, após viajar a Balmoral, na Escócia, para encontrar-se com a rainha Elizabeth II e, junto a Boris Johnson, realizar formalmente a transferência do cargo.
Depois, o principal desafio da quarta primeira-ministra dos Conservadores desde 2015 será enfrentar a crise econômica que atinge o Reino Unido, com inflação de 10% — algo inédito nos últimos 40 anos.
LEIA MAIS: Pesquisa BTG/FSB: Lula mantém liderança com 42%, e Bolsonaro tem 34%; saiba mais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!