"É uma catástrofe, uma tragédia": Mais de cem já morreram com as fortes chuvas que caem na Europa; Alemanha tem pior situação
A situação mais dramática ocorreu na quinta-feira (15/7) no oeste da Alemanha, nos estados da Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado, cujas autoridades atualizaram o balanço de vítimas para 59 mortos.
Ao menos 117 pessoas morreram por conta das chuvas que têm caído nos últimos dias na Europa e estão fazendo os rios transbordarem. A maioria das mortes aconteceram na Alemanha.
A tragédia é atribuída, por vários líderes políticos, às mudanças climáticas. A situação mais dramática ocorreu na quinta-feira (15/7) no Oeste da Alemanha, nos estados da Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado, cujas autoridades atualizaram o balanço de vítimas para 59 mortos e dezenas de feridos.
De acordo com o Uol, muitos municípios ainda estavam isolados na noite desta quinta e dezenas de pessoas seguiam desaparecidas, portanto, teme-se um saldo ainda mais alto.
Na Bélgica, ainda segundo a publicação, a tempestade deixou pelo menos oito mortos e quatro desaparecidos, segundo informações das autoridades comunicadas pela agência Belga. Além disso, em Luxemburgo e na Holanda, foram registados danos materiais significativos.
"É uma catástrofe, uma tragédia", disse a chanceler alemã Angela Merkel, de Washington, onde iniciou uma visita oficial nesta quinta. Ela garantiu que o Estado "fará de tudo" para auxiliar os afetados.
Metade das mortes, "pelo menos 30", ocorreu na Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso do país, e as outras na Renânia-Palatinado. No município de Schuld, ao Sul de Bonn, a polícia contabilizou dezenas de pessoas desaparecidas depois que o transbordamento de um rio atingiu seis casas.
A polícia pediu aos moradores que enviassem vídeos e fotos que pudessem fornecer pistas sobre seus parentes desaparecidos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.