Itália suspenderá uso obrigatório de máscara ao ar livre a partir do dia 28
A Itália, com 60 milhões de habitantes, registrou 127.291 mortes e 4,25 milhões de infecções desde o início da pandemia,. No momento, 30% da população com mais de 12 anos está vacinada.
A Itália, um dos países europeus mais afetados pela pandemia de Covid-19, suspenderá a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir de 28 de junho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pelo ministro da Saúde do país.
A decisão foi tomada após o Comitê Técnico-Científico da Itália (CTS), responsável por assessorar o governo no combate à pandemia do novo coronavírus, recomendar esta data para dispensar o uso da proteção. "A partir de 28 de junho superaremos a obrigação de usar máscaras ao ar livre na zona branca, mas sempre respeitando as indicações cautelares estabelecidas pelo CTS", escreveu o ministro da Saúde, Roberto Speranza, no Facebook.
O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro de 2020, quando o país entrava em uma segunda onda da pandemia e as autoridades lutavam para conter o surto de infecções.
O comitê, no entanto, alertou que o uso de máscaras permanecerá obrigatório em locais potencialmente movimentados e com risco de aglomerações, como em mercados, feiras, filas, entre outros. Desta forma, é recomendado que as pessoas carreguem "uma máscara para que possam usá-la sempre que tais condições surgirem", acrescenta o comunicado..
Dezenove das regiões já estão na faixa branca, com exceção da minúscula área do Vale de Aosta que está na fase amarela, denotando o segundo nível de risco mais baixo. As previsões dos especialistas sugerem que em 28 de junho todas as regiões da Itália serão zona branca. Nesta segunda-feira, a Itália registrou 21 mortes e 495 casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Algumas regiões não registraram mortes.
Desde o início da pandemia, a Itália, com 60 milhões de habitantes, registrou 127.291 mortes e 4,25 milhões de infecções. No momento, 30% da população com mais de 12 anos está vacinada, ou seja, cerca de 16 milhões de pessoas.
LEIA MAIS: Todo serial killer é louco? O Aratu On explica que não é bem assim; assista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.