Rússia produz o primeiro lote de vacina contra a Covid-19 para animais
País já produziu 17 mil doses do imunizante.
A Rússia produziu 17 mil doses de uma vacina contra a Covid-19 para ser utilizada em animais. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (30/4) pelo o regulador agrícola do país. A Carnivac-Cov foi registrada em março, após vários testes terem revelado que ela gera anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e visons.
Em comunicado, o regulador afirmou que o primeiro lote será fornecido para várias regiões da Rússia e, apesar de ainda terem que ser realizados mais estudos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já manifestou a preocupação com o risco de transmissão do vírus de humanos para os animais.
O regulador russo garante que a Carnivac-Cov é capaz de proteger espécies mais vulneráveis e até impedir mutações virais.
Ainda de acordo com as autoridades russas, estará já em andamento o processo para registrar o produto no exterior, especialmente na União Europeia. Ele disse que empresas da Alemanha, Grécia, Polônia, Áustria, Cazaquistão, Tajiquistão, Malásia, Tailândia, Coréia do Sul, Líbano, Irã e Argentina expressaram interesse em comprar a vacina.
"Cerca de 20 organizações estão prontas para negociar o registro e o fornecimento da vacina aos seus países. O arquivo para registro no exterior, em particular na União Europeia, está em preparação e será prontamente usado para o processo de registro", disse um comunicado.
LEIA MAIS: Butantan antecipa entrega de mais 420 mil doses da CoronaVac nesta sexta-feira
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.