Mundo

Prazo para reembolsos de shows e pacotes turísticos é prorrogado até 31 de dezembro de 2021

O texto foi assinado nesta última quarta-feira (17/3), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e publicado na edição desta quinta-feira (18/3) do Diário Oficial da União.

Por Da Redação

Prazo para reembolsos de shows e pacotes turísticos é prorrogado até 31 de dezembro de 2021ilustrativa/Freepik

O governo federal decidiu prorrogar os prazos para adiamento e cancelamento de serviços, reservas e eventos de turismo e culturais afetados pela pandemia da Covid-19. O texto foi assinado nesta última quarta-feira (17/3), pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e publicado na edição desta quinta-feira (18/3) do Diário Oficial da União.


A Medida Provisória (MP) valia para eventos adiados ou cancelados até 31 de dezembro do ano passado, mas com a prorrogação, passa a valer até 31 de dezembro de 2021. Segundo o texto, na hipótese de adiamento ou de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e espetáculos, por conta da pandemia, até o final do ano, o prestador de serviços ou a sociedade empresária não será obrigado a reembolsar os valores pagos pelo consumidor. 


Os prestadores, no entanto, devem assegurar a remarcação do serviço cancelado ou a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos até 31 de dezembro de 2022. No caso de nenhuma dessas ações ser possível, o prestador deverá restituir os valores pagos pelo consumidor. Além disso, a MP também prevê que os créditos já adquiridos pelo consumidor antes da edição da medida também poderão ser utilizados até 31 de dezembro do ano que vem. 


A decisão vale, ainda, para artistas, palestrantes ou outros profissionais já contratados para os eventos cancelados. Eles também ficam dispensados de reembolsar imediatamente os valores recebidos, desde que o evento seja remarcado para até 31 de dezembro de 2022.


A MP precisa ser votada pelo Congresso Nacional em até 120 dias, para não perder a validade.


LEIA MAIS: Queimadas: suposto superfaturamento de R$ 260 mil em compra de material escolar é investigado pelo MPF


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.