Interior

Após enchentes, Jequié está em alerta para risco de contaminação por leptospirose

Os sintomas aparecem em geral de 5 a 14 dias após o contato com a urina ou a água contaminada. Além de febre e dor de cabeça, as pessoas contaminadas devem apresentar dor no corpo, principalmente na panturrilha, náuseas e vômitos.

Por Dinaldo dos Santos

Após enchentes, Jequié está em alerta para risco de contaminação por leptospiroseSecom/Prefeitura de Jequié

As fortes chuvas que caem em algumas regiões da Bahia continuam causando diversos transtornos, As precipitações que vêm ocorrendo na Bacia do Rio de Contas, especialmente, na montante da Barragem de Pedra, culminaram para o aumento do volume e transbordamento do Rio de Contas, com o consequente represamento do Rio Jequiezinho, causando inundação em áreas residenciais e comerciais da cidade de Jequié.


Buscando prevenir a população sobre eventuais problemas decorrentes das águas das chuvas, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, está reforçando as orientações sobre os riscos de contaminação por doenças como a Leptospirose.


A enfermidade é uma doença infecciosa febril, que pode apresentar quadros leves e evoluir para os mais graves, levando pessoa à morte. É causada por uma bactéria presente na urina de roedores e, como prevenção, deve-se evitar o contato com água ou barro de enchentes.


A Secretaria de Saúde alerta que os alimentos que entraram em contato com as águas de alagamento, poderão estar contaminados. As frutas em geral, verduras, legumes, arroz, feijão, entre outros, que tiveram contato com a água de enchente sofreram transformações relativas à sua qualidade e devem ser descartadas.


Também não deverão ser consumidas as carnes, leite, ovos, pão, açúcar, café, manteiga, que tiveram contato com águas das enchentes, pois suas embalagens são, geralmente, de plástico ou papel, e toda a tentativa de aproveitamento dos mesmos, é perigosa. De acordo com a Secretaria, em caso de suspeita, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima. É importante que durante a consulta o paciente informe ao médico que teve contato com enchente ou outra situação de risco para Leptospirose.


Caso o contato com a água tenha ocorrido, a recomendação é de retirar calçados molhados e limpar a região do corpo com água e sabão. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha. Na impossibilidade, devem ser utilizados sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.


Os sintomas aparecem em geral de 5 a 14 dias após o contato com a urina ou a água contaminada. Além de febre e dor de cabeça, as pessoas contaminadas devem apresentar dor no corpo, principalmente na panturrilha, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, os pacientes podem apresentar sintomas como icterícia, que são olhos e pele amarelados, urina escura e sangramentos.


LEIA MAIS: Jerônimo e governador em exercício visitam áreas alagadas pelas chuvas na Bahia


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.