Mais de 500 pessoas em situação de rua são acolhidas em projeto da prefeitura de Salvador durante a pandemia
Devido ao agravamento das consequências da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Salvador decidiu intensificar as abordagens sociais em diversos pontos da capital baiana. As ações, que são realizadas pelas equipes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), tem o objetivo de acolher pessoas que vivem em situação de rua na cidade.
A operação Toque de Acolher Sempre já beneficiou 529 pessoas nas 16 Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs). Foram oferecidas 950 vagas, desde o último dia 19 até esta quinta-feira (11/3). Além disso, também foram realizados 111 encaminhamentos para outros serviços ou retorno ao lar.
A Unidade de Acolhimento Institucional de Pirajá, por exemplo, atende atualmente 53 acolhidos, todos homens, em um imóvel que possui 36 quartos individuais e 18 em dupla. Os acolhidos têm direito a cursos de primeiros socorros com um bombeiro civil e três refeições diárias, conforme a dieta particular de cada um, respeitando condições como hipertensão e diabetes.
CENTROS POP
Outro serviço voltado para indivíduos ou famílias em situação de rua são os Centros POP, situados na Djalma Dutra, Mares, Itapuã e Dois de Julho. Nesses locais são ofertadas 660 refeições entre café da manhã e lanche e promovidos atendimentos psicossociais e jurídicos, guarda de pertences, lavagem das roupas, banhos e encaminhamentos aos postos de saúde e para tirar documentação.
LEIA MAIS: Com arma de brinquedo, homem é executado pelo "tribunal do crime" em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.