Unidade móvel presta serviços odontológicos gratuitos no Vale da Muriçoca até sábado
Unidade móvel presta serviços odontológicos gratuitos no Vale da Muriçoca até sábado
Os moradores do Vale da Muriçoca, em Salvador, contam com serviços gratuitos de odontologia oferecidos pelo programa Saúde Sem Fronteiras, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O atendimento começou nesta quarta-feira (31/8) e segue até o próximo sábado (3/9), na Igreja São Brás das 8h às 17h.
A clínica móvel, chamada de ?odontomóvel?, é equipada para fornecer os serviços de saúde bucal, como restauração dentária, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.
Cerca de dez dentistas, além de outros profissionais que atendem em tendas, trabalham na ação. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. Para o atendimento, as pessoas devem levar o cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.
OUTROS SERVIÇOS
Além dos atendimentos odontológicos, os moradores do Vale da Muriçoca também podem denunciar ações que desrespeitem o direito do consumidor em uma unidade do Procon Móvel, com um prazo de resposta por parte do órgão de até quinze dias. Já o Ibametro Móvel reforça o suporte ao cidadão, com orientação e distribuição de cartilha educativa para o consumo, envolvendo demonstrações de conferência de peso de alimentos, de registro de gás e bomba de combustível e de brinquedos.
Os serviços fazem parte do Mutirão Social do Pacto Pela Vida, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS). Na próxima sexta-feira (2/9), o projeto levará ao local postos móveis da Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras instituições.
CÂNCER DE MAMA
Nos dias 9 e 10 de setembro, o Saúde sem Fronteiras voltará ao Vale da Muriçoca, oferecendo a mulheres de 50 a 69 anos acesso a serviços de rastreamento do câncer de mama. Serão realizados 70 atendimentos por dia. A carteira de identidade, o cartão do SUS e o comprovante de residência serão os documentos exigidos.
*Foto: Divulgação