Transplante de fígado passará a ser realizado em hospital de Salvador
Transplante de fígado passará a ser realizado em hospital de Salvador
O Hospital Martagão Gesteira em colaboração com o Sírio-Libanês passará a realizar transplante de fígado em crianças baianas. A parceria foi firmada nesta segunda-feira (2/9), em uma cerimônia que contou com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. A Bahia, até então, não possuía estrutura para tal procedimento.
De acordo com o Secretário, atualmente cerca de 170 crianças aguardam por um fígado na Bahia e têm que se deslocar para outros estados para serem transplantadas. "Como gestor poderia falar apenas do ponto de vista financeiro, mas o que mais importa é o ganho social para a criança e toda a família, que estará perto do tratamento", declarou. Segundo ele, hoje em dia, em crianças baianas só é feito o transplante renal.
Durante a parceria, profissionais das duas instituições trabalharão em conjunto. A tutoria do Sírio-Libanês abrangerá as áreas clínicas, anestesiologia e enfermagem, além dos próprios procedimentos cirúrgicos que serão realizados em conjunto pelas equipes dos dois hospitais.
A assinatura da parceria acontece no início de setembro, chamado "Setembro Verde", que é o mês dedicado à Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, em função do dia 27, dedicado aos santos gêmeos, Cosme e Damião. Ele são considerados patronos dos transplantes e apontados como responsáveis pelo primeiro transplante realizado no mundo ? o transplante de uma perna, retratado por um pintor espanhol do século XVI, em tela que se encontra exposta no Museu do Prado.
LEIA MAIS: Ivan Lins, MPB4 e Toquinho fazem apresentação única no TCA; veja valores
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.