THOMÉ DE SOUZA: Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger receberá medalha
THOMÉ DE SOUZA: Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger receberá medalha
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, receberá a medalha Thomé de Souza na próxima quarta-feira (14/6). A iniciativa é um reconhecimento ao serviço desempenhado por ele nestes seis anos à frente da Arquidiocese de Salvador. A cerimônia acontecerá no Plenário Cosme de Farias, na Câmara de Vereadores, às 19h.
Dom Murilo está à frente da Arquidiocese de Salvador desde o dia 25 de março de 2011. Neste período, o Arcebispo tem desempenhado um papel importante junto à Igreja particular e à sociedade. Ações importantes realizadas por eles foram as duas intermediações na Greve da Polícia Militar da Bahia: a primeira aconteceu no ano de 2012 e a segunda em 2014. Nas duas ocasiões, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil teve um papel fundamental nas negociações que, muitas vezes aconteceram na Cúria Metropolitana e na Residência Arquiepiscopal.
LEIA MAIS: ALTO RISCO: Empresa faz dedetização com funcionários dentro e grupo passa mal
Dom Murilo criou, ao longo destes seis anos na Arquidiocese de Salvador, as paróquias: Ascensão do Senhor (CAB, Salvador), Nossa Senhora da Vitória (São Roque do Paraguaçu, Maragogipe), Santo Antônio de Portão (Portão, Lauro de Freitas), Quase Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves, Salvador), Quase paróquia Santo Agostinho (Areia Branca, Lauro de Freitas). Durante o pastoreio de Dom Murilo foi criada a primeira paróquia dedicada a São João Paulo II, que é a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II. Esta, localizada no bairro de Alagados, foi escolhida para ter São João Paulo II como co-padroeiro em virtude de o santo a ter visitado por ocasião de sua vinda a Salvador, no ano de 1980.
Outro fato que merece destaque é a Missa de Beatificação de Irmã Dulce, concelebrada por Dom Murilo em 26 de maio de 2011, apenas dois meses após ter tomado posse como Arcebispo de Salvador. A presidência da Celebração Eucarística foi do Arcebispo Emérito, Cardeal Dom Geral Majella Agnelo, escolhido como delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI. O rito que consagrou Irmã Dulce como Bem-Aventurada teve início com um pedido do Arcebispo Dom Murilo Krieger, solicitando ao Papa que inscrevesse na lista dos santos e beatos da Igreja o nome da freira baiana.
LEIA MAIS: TEMOS VAGAS: Prefeitura de Salvador inicia inscrição para seleção de estagiários
Por meio do Arcebispo, a Arquidiocese de Salvador realizou campanhas, a exemplo da SOS Massaranduba, com o objetivo de ajudar as vítimas do incêndio ocorrido no bairro de Massaranduba, em Salvador, no dia 14 de janeiro de 2015. A ação convocava todas as pessoas de boa vontade a colaborarem com doações que, posteriormente, foram destinadas para a reconstrução das casas e aquisição de móveis.
Dom Murilo se dedicou aos mais necessitados e esteve presente em momentos difíceis na vida de muitas famílias. Um exemplo foi quando visitou a comunidade de Barro Branco, localizada no território da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Alto do Peru. Em abril de 2015 a cidade de Salvador foi atingida por uma forte chuva e os moradores de Barro Branco sofreram com o deslizamento de terra, que deixou mortos, feridos e desabrigados.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline e no youtube.com/televisaoaratu.