Teste de HIV é oferecido de graça e pode ser feito sozinho em casa; saiba como
Teste de HIV é oferecido de graça e pode ser feito sozinho em casa; saiba como
Os moradores de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, podem faz o exame que detecta o HIV sozinho, na própria casa, e sem nenhum custo. As 16 Unidades de Saúde da Família (USF) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) da cidade estão distribuindo autoteste a partir desta sexta-feira (20/6).
Além de gratuito, o exame é seguro e permite ao paciente resultado em até 20 minutos, com a vantagem de poder ser realizado aonde e quando a pessoa quiser. Cada paciente pode retirar até dois autotestes por mês, apresentando apenas um documento com foto.
LEIA MAIS: MUNDO: Recorde de 150 mil novos casos de coronavírus em 24h alerta OMS; "está acelerando"
De acordo com o coordenador do programa municipal IST/HIV/ AIDS e Hepatites Virais, o teste é feito a partir da coleta de uma gota de sangue com a efetividade de até 99,9%. Na caixa do autoteste contém manual de instrução, lanceta automática estéril, dispositivo de coleta de amostra, curativo adesivo e sachê com álcool.
"Os usuários com resultado positivo no autoteste devem refazer o exame, desta vez no CTA. As orientações são passadas no momento da retirada do autoteste. Se tiver dúvidas na hora da realização do autoexame para HIV, a pessoa pode ligar a qualquer hora para 0800 887-1589 ou 136, ou contatar o CTA através do telefone 3369- 9940", informou Franklin.
O exame é semelhante a um teste de glicemia. O usuário coleta uma pequena amostra de sangue da ponta do dedo, com a lanceta estéril fornecida na caixa e aguarda de 10 a 20 minutos. No resultado negativo, apenas uma linha colorida aparecerá na janela do dispositivo. Em caso positivo, duas linhas coloridas aparecerão.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.