"Situação controlada", diz Corpo de Bombeiros ao combater incêndios na região da Chapada Diamantina
"Situação controlada", diz Corpo de Bombeiros ao combater incêndios na região da Chapada Diamantina
O Corpo de Bombeiros da Bahia (CBM-BA) está atuando desde a última segunda-feira (5/10) no combate aos incêndios em municípios da região da Chapada Diamantina, distante 394 km de Salvador. Neste domingo (11), por meio das redes sociais, o CBM divulgou que a situação "está controlada".
"As equipes foram divididas para atuarem em algumas áreas e a situação no momento está controlada, porém ainda inspira cuidados. Os combatentes permanecem no local, realizando rescaldo em pontos específicos, além de monitoramentos constantes", diz a primeira postagem. Em outro momento, afirmam que "38 bombeiros militares, além de seis aeronaves airtractor, um helicóptero do Graer, brigadistas de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Igatu, Lençóis e representantes do ICMBio e PrevFogo", estão atuando no local.
As equipes foram divididas para atuarem em algumas áreas e a situação no momento está controlada, porém ainda inspira cuidados. Os combatentes permanecem no local, realizando rescaldo em pontos específicos, além de monitoramentos constantes.#florestal#cbmba193#MeioAmbiente pic.twitter.com/z22Bhya81r
— Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (@cbmba193) October 11, 2020
Neste domingo (11) as equipes estão no 5º dia de combate. Ao todo são 38 bombeiros militares, além de seis aeronaves airtractor, do Prog. Bahia Sem Fogo, um helicóptero do @graerpmba, brigadistas de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Igatu, Lençóis e representantes do ICMBio e PrevFogo. pic.twitter.com/KpFfwnsCs8
— Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (@cbmba193) October 11, 2020
Ainda neste domingo, os bombeiros informaram que o fogo foi controlado no município de Barra. "Após o período de monitoramento, foi decretado extinto o incêndio florestal no município de Barra", diz a nota.
OUTROS INCÊNDIOS NA BAHIA
No último sábado (10), um decreto classificou Situação de Emergência em 73 municípios atingidos pelos incêndios florestais. Os municípios estão situados nos Territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina e Velho Chico. O decreto entra em vigor a partir da sua publicação e tem vigência de 90 dias.
Dos 73 municípios com situação de emergência decretada pela Superintendência de Defesa Civil do Estado, 30 já foram atingidos pelo fogo. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio e visa também amenizar os impactos negativos na saúde da população, no meio ambiente e na economia local.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.