Secretaria da Educação e Ministério Público alinham ações pela melhoria da educação
Secretaria da Educação e Ministério Público alinham ações pela melhoria da educação
A rede de parcerias entre o Estado e diferentes instituições, por meio do programa Educar para Transformar ? um Pacto pela Educação tem sido ampliada cada dia mais, com novas adesões. Nesta quarta-feira (2), o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, dialogou sobre o programa com os promotores de justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Maria Pilar Cerqueira, José Vicente Lima e Cintia Guanaes, durante encontro na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB).
Os promotores falaram das ações que o Ministério Público já desenvolve na área educacional e sinalizaram o interesse em contribuir com o Educar para Transformar. ?A reunião visa iniciar um diálogo para estreitar a relação entre os órgãos para poder desenvolver trabalhos em conjunto. O Ministério possui um Centro de Educação, onde trabalham promotores de justiça com atribuições específicas na área de educação. Então, são diversos projetos que queremos desenvolver e a ideia é traçar um caminho para compartilharmos soluções?, explica a promotora Maria Pilar Cerqueira, que atua como coordenadora do Centro de Educação do Ministério Público.
A promotora também destaca os projetos realizados pelos MP-BA. O projeto Ministério Público: saúde mais educação, leva o MP às escolas públicas no interior e capital, buscando conhecer os problemas das unidades e buscar soluções dentro das competências do órgão. O segundo projeto é o Todas as escolas são para todos os alunos, que desenvolve uma educação inclusiva, para que o estudante com necessidades especiais tenha condição de acesso e permanência na escola.
Além dos promotores de justiça, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, também falou sobre o Educar para transformar, nesta quarta-feira (02/09), com o prefeito de Seabra, José Luis Maciel Rocha, tratando do regime de colaboração entre o Estado e municípios. ?Esses encontros são importantes para estreitarmos as ações com o Estado para melhorar a qualidade da educação no nosso município?, afirmou o prefeito.