DE QUEM É? Há seis meses estacionado, carro abandonado vira foco de aedes aegypti
DE QUEM É? Há seis meses estacionado, carro abandonado vira foco de aedes aegypti
Em meio ao combate contra a proliferação do aedes aegypti, ‘novos inimigos’ se proliferam em Salvador. São os carros abandonados e/ou sucatas em via pública, que, em muitas vezes, acabam virando criadouros dos insetos e, consequentemente, uma ameaça à saúde pública.
A equipe de reportagem do Bom Dia Bahia, da TV Aratu, flagrou um desses casos de abandono de veículo no final de linha do Vale dos Lagos. Segundo moradores da região, o carro foi deixado na via há mais de seis meses. Curiosamente, o veículo, de ano de fabricação 1999, encontra-se em situação legal junto ao Detran.
O veículo virou ponto de referência no bairro, alvo de piadas, mas também de perigo: com o surto da tríplice doença provocada pelo aedes aegypti (Zika vírus, dengue e chikungunya), o carro é um dos focos de proliferação do mosquito.
Em contato com a reportagem do Aratu Online, o supervisor do Setor de Proteção e Estética da Cidade (Sepec), Roberto Guerreiro, garantiu que a Prefeitura tem intensificado ações de fiscalização. ?Não é só pela questão estética não. Vai além disso. Tem a questão de evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes eegypti, mas, também, o lado da segurança pública. Bandidos podem, por exemplo, se esconder nos veículos abandonados para praticar atos criminosos”, ressaltou Guerreiro.
Para evitar tal cenário, a população pode contribuir fazendo denúncias pelo Fala Salvador 156. Este ano, o órgão já recebeu 104 denúncias. A multa pelo abandono é de R$ 805,00. Em 2015, foram rebocados 1.515 veículos sucateados. Somente ontem (23/2), a Secretaria Municipal de Ordem Pública retirou 20 veículos abandonados localizados na Rua Península Joanes, no Lobato, Subúrbio Ferroviário.