Redemoinho gigante surpreende moradores de cidade em Tocantins; veja vídeo
Redemoinho gigante surpreende moradores de cidade em Tocantins; veja vídeo
Moradores da cidade de Silvanópolis, Tocantins, foram surpreendidos com o surgimento de um redemoinho gigante que atingiu de cerca 300 metros de altura. O fato ocorreu no domingo (16/8) e as imagens viralizaram na internet nesta quarta-feira (19/8).
O agricultor Alcenir Rodrigues Pereira, que passava pelo local no momento do fenômeno, compartilhou por meio das redes sociais o testemunho da experiência. Ele conta que estava almoçando em uma churrascaria localizada em um posto de combustível, às margens da TO-050, quando notou o redemoinho. Confira o flagrante:
Visite o Tocantins kkk pic.twitter.com/wDcYpEgXWe
— beicin (@AlfredoDeAlmei5) August 18, 2020
A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás alega que o redemoinho é um fenômeno comum em períodos secos e com altas temperaturas. Como por exemplo entre os meses de agosto e setembro. Quando se une às queimadas, podem se tornar redemoinhos de fogo, o que torna mais perigoso.
"O solo ou as camadas mais próximas estão muito mais quentes do que o ar, criando um gradiente de pressão, que faz com que essa parcela de ar próximo ao solo se eleve muito rapidamente. O resultado é o redemoinho, e na medida que ele sobe, essa parcela vai se esfriando e some", explicou o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral.
A temperatura do ar e do solo muito elevadas é o fator principal para a formação deste fenômeno, que pode ocorrer em todas as regiões do Brasil. As condições de relevo e de temperatura nos estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em áreas do sul do Pará, oeste da Bahia e oeste de Minas Gerais facilitam ainda mais o surgimento.
LEIA MAIS: Processo do naufrágio na travessia Mar Grande-Salvador é julgado nesta quinta pelo Tribunal Marítimo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.