Premiê israelense faz 1ª visita ao Brasil enquanto enfrenta acusações de corrupção
Premiê israelense faz 1ª visita ao Brasil enquanto enfrenta acusações de corrupção
O premiê Binyamin Netanyahu chega ao Brasil nesta sexta-feira (28/12) com afagos de Jair Bolsonaro. Desde a campanha presidencial, há um entusiasmo crescente na aproximação entre Brasil e Israel. Em sua casa, no entanto, a situação de Netanyahu não está tão confortável quanto a recepção que o espera por aqui.
No começo de dezembro, a polícia israelense denunciou o premiê pela terceira vez em sua gestão. As acusações citam recebimento de propina, fraude e quebra de decoro. Sua mulher, Sara, é julgada por fraude e quebra de confiança por empregar com dinheiro público cozinheiros de luxo. Seu filho mais velho, Yair, 27, foi banido do Facebook neste mês por propagar discurso de ódio contra palestinos e muçulmanos.
Para além das investigações, Netanyahu perdeu parte de sua base aliada por divergências sobre a estratégia usada na repressão em Gaza e para lidar com as ameaças iranianas. Desde novembro, ele sobrevivia com uma maioria de apenas uma cabeça no fragmentado Knesset, o Parlamento israelense, e corria o risco de perder ainda mais aliados ao tentar aprovar a obrigatoriedade do alistamento de judeus ultraortodoxos no Exército.
No dia 24 de dezembro, em uma manobra para manter o apoio e desviar o desgaste de uma acusação formal, o primeiro-ministro dissolveu o Parlamento e anunciou eleições antecipadas para abril de 2019 –a princípio, elas estavam programadas para novembro do ano que vem.
LEIA MAIS: Mãe Stella de Oxóssi será sepultada em Nazaré das Farinhas sexta-feira
LEIA MAIS: Aos 93 anos, morre a iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi
LEIA MAIS: ACM Neto e Rui Costa lamentam morte de Iyalorixá Mãe Stella de Oxóssi
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.