PESQUISA: Bahia é o segundo estado onde casos de estupro coletivo foram mais noticiados
PESQUISA: Bahia é o segundo estado onde casos de estupro coletivo foram mais noticiados
Um estudo da Câmara dos Deputados feito a partir de dados fornecidos por uma empresa de clipping mostra que a Bahia é o segundo estado onde os estupros coletivos foram mais noticiados ou denunciados pela imprensa entre janeiro de 2015 a maio de 2017. A lista, de acordo com o levantamento, é encabeçada por São Paulo.
O estado paulista apresentou 34 matérias sobre o crime, seguido da Bahia, com 32. A coordenadora da bancada feminina na Casa, deputada Soraya Santos (MDB-RJ), ressalta que devem existir mais crimes desse tipo do que os relatados pelos jornais, que costumam se basear em casos denunciados à polícia.
“Fizemos um estudo só com matérias veiculadas em jornal, o que chama muito atenção, porque você sabe que os números estão muito abaixo dos dados oficiais”, disse. Não há um cadastro nacional sobre esse tipo de crime.
Para a parlamentar, é essencial votar o projeto que aumenta a pena para o estupro coletivo. Atualmente, o Código Penal estabelece pena de reclusão de 6 a 10 anos para o estupro. Com a proposta, a pena mínima vai para 8 anos e a máxima para 16 anos e 8 meses quando mais de uma pessoa cometer o crime.
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA (6/3):
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.