Peritos temem que processos do Supremo Tribunal de Justiça sejam vazados após ataque hacker
Peritos temem que processos do Supremo Tribunal de Justiça sejam vazados após ataque hacker
O hacker que invadiu o sistema informatizado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última terça-feira (3/11), continua mantendo sob seu controle documentos e processos sigilosos que correm na Corte. Peritos que investigam o ataque, temem de que esse material possa ter sido “copiado pelo invasor” e que o STJ venha a ser alvo de algum vazamento em massa de informações.
Atualmente, 255 mil processos tramitam na corte e, mesmo tendo sido recuperados por meio de um sistema de backup, foram capturados pelo hacker por meio de criptografia. Ainda não se sabe se os milhares de processos foram copiados pelo invasor. De acordo com a nota, divulgada no último sábado (7/11), além de contar com a colaboração do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, a presidência do STJ recebeu, também, apoio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
“A Polícia Federal está apurando os efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informação do tribunal, inclusive com relação à extensão do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A investigação do crime segue em inquérito sigiloso”, diz.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.