OPERAÇÃO NATAL: Codecon fiscaliza 338 estabelecimentos durante inspeção em Salvador
OPERAÇÃO NATAL: Codecon fiscaliza 338 estabelecimentos durante inspeção em Salvador
Prazo de validade vencido em alimentos usados em bares e restaurantes, além de condicionamento inadequado e falta da exposição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) foram algumas das situações verificadas pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) durante a ?Operação Natal?.
Ao todo, foram fiscalizados 338 estabelecimentos ao longo da semana. Destes, 71 não estavam de acordo com as leis consumeristas. Foram expedidas 84 notificações, sendo a maior parte por falta de etiqueta de validade e por ausência de exemplar do CDC. As equipes lavraram ainda 15 autos de infração, a maioria por prazo de validade vencido e por falta de etiquetas de preços.
LEIA MAIS: FERRY BOAT: Movimento de embarque de pedestres é grande no Terminal de São Joaquim
Entre os estabelecimentos fiscalizados estão padarias e delicatessens por prepararem pratos para a ceia de Natal, bares e restaurantes por terem uma quantidade maior de consumidores devido às confraternizações de final de ano e lojas, pelo comércio de brinquedos e demais presentes nessa época do ano.
?Destruímos todos os produtos encontrados vencidos. Encontramos também em diversos estabelecimentos a falta do CDC, item obrigatório e que deve estar visível. Lavramos autos de infração e os proprietários têm 10 dias para apresentar a defesa. A partir daí, será analisado se haverá multa, que pode variar de R$ 300 a 6 milhões?, explica o diretor da Codecon, Alexandre Lopes.
LEIA MAIS: ?VÊM VERÃO?: 20 praias de Salvador estão impróprias para banho; Saiba quais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.