Na Justiça, Isidório consegue derrubar pesquisa Ibope que seria divulgada nesta sexta-feira
Na Justiça, Isidório consegue derrubar pesquisa Ibope que seria divulgada nesta sexta-feira
A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da Pesquisa Ibope, marcada para esta sexta-feira (30/10), que mostraria os índices de intenções de voto em Salvador, nas eleições 2020. O pedido partiu da equipe jurídica do candidato Pastor Sargento Isidório (Avante), da coligação "Vamos Cuidar de Gente".
Em contato com a assessoria do candidato, o Aratu On foi informado de que os pontos questionados se referem à metodologia da pesquisa; o descumprimento legal da estratificação dos entrevistados quanto ao nível econômico; falhas no sistema de controle da instituição escolhida (Ibope). De acordo com a equipe de Isidório, a pesquisa traria “incertezas e descrédito na intenção de voto do eleitor”.
Para embasar as acusações, a chapa apresentou documentos à Justiça. "Constata-se algumas irregularidades na execução da pesquisa apresentada. No que se refere a forma presencial de pesquisa, observo não a torna questionável já que a legislação eleitoral não especifica como deve sê-la. De outra banda, referente a ausência dos estratos econômicos com a especificação da faixa de renda mensal familiar dos entrevistados, constata-se que houve um descumprimento do previsto no art. 2o, IV, da Resolução TSE no 23.600/2019, o que afeta a credibilidade da pesquisa”, diz um trecho da decisão.
ÚLTIMA PESQUISA
Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, em 05 de outubro, o candidato da oposição, Bruno Reis (DEM), liderava as intenções de voto para a Prefeitura de Salvador, com 42%. Depois dele, vinha justamente o Pastor Sargento Isidório (Avante), com 10%, seguido de Major Denice (PT) e Olívia Santana (PC do B), ambas com 6%. No total, foram ouvidos 602 eleitores.
LEIA MAIS: Justiça Eleitoral proíbe carreatas e passeatas de todos os candidatos em Camaçari
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003