MPF investiga paralisação de ônibus em Feira de Santana
MPF investiga paralisação de ônibus em Feira de Santana
O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana instaurou nesta quinta-feira, (20/08), procedimento de investigação criminal a fim de apurar suposto crime de paralisação de trabalho de interesse coletivo. A infração teria sido cometida pelos sócios das empresas concessionárias de serviço de transporte público coletivo oferecidos pelas empresas Viação Princesinha do Sertão e Viação 18 de Setembro no município.
O MPF encaminhou ofício à prefeitura, que deve se manifestar em 24 horas acerca da paralisação. Para isso, terá de encaminhar cópia dos contratos administrativos celebrados com as empresas. O mesmo prazo foi dado à Viação Princesinha do Sertão e Viação 18 de Setembro, para que apresentem informações detalhadas dos motivos que levaram à paralisação.
De acordo com o procurador Samir Cabus Nachef Júnior, apesar de estarem vigentes os contratos firmados com as concessionárias, as atividades prestadas por estas empresas estão suspensas, por decisão unilateral, desde o último domingo, 16 de agosto. As instituições alegam que faltam recursos financeiros para abastecimento dos veículos, tendo em vista a perda de crédito no mercado para a compra de combustível.
Em virtude dessa paralisação, a prefeitura teve de contratar emergencialmente, por seis meses, duas empresas ? a Auto Ônibus São João e a Empresa de Ônibus Rosa, vencedoras da licitação ? para prestação do serviço. Além disso, a população está sendo prejudicada com a falta de transporte coletivo, havendo, inclusive, a suspensão das aulas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).