Motorista, tire suas dúvidas sobre a suspensão de vistoria para licenciamento
Motorista, tire suas dúvidas sobre a suspensão de vistoria para licenciamento
A suspensão da obrigatoriedade de vistoria veicular periódica para licenciamento anual de automóveis, suspensa nesta segunda-feira (05), após determinação do governador da Bahia, Rui Costa, provocou dúvida nos motoristas. O Aratu Online fez o levantamento dos principais questionamentos e perguntou à assessoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
A questão mais recorrente é sobre a entrega dos documentos aos condutores que ainda não fizeram a inspensão. Vale lembrar que a vistoria para o licenciamento era feita apenas em veículos com mais de cinco anos de uso. Segundo o Detran, o documento dos motoristas que não fizeram a vistoria, que antes ficava retido, agora será entregue. Porém, ainda não há o detalhamento de como será feita a ordem de distribuição.
Outro questionamento é sobre quem deve fazer as vistorias. Segundo o órgão de trânsito, o procedimento continua sendo obrigatório para transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, norma definida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
No Brasil, os únicos estados que fazem esse tipo de vistoria são o Rio de Janeiro e Mato Grosso. Com a suspensão, o Detran vai deixar de recolher cerca de R$ 2 milhões por mês.