Mostra gratuita debate temas sobre envelhecimento em Salvador
Mostra gratuita debate temas sobre envelhecimento em Salvador
A carência de serviços básicos de saúde, educação, esportes e cultura não é novidade nos chamados países em desenvolvimento e no Brasil, não é diferente. Mas um dado divulgado através de um estudo do Fundo das Nações Unidas chama a atenção para a necessidade de discutir essa carência e se adaptar a uma nova realidade: o mundo está mais velho. A pesquisa realizada pelo Fundo de Populações aponta que hoje uma em cada nove pessoas tem mais de 60 anos; e mostra ainda que em 2050, a proporção será de uma a cada cinco, ou seja, 20% de todo o contingente populacional do mundo. Aqui no Brasil, o contexto é o mesmo. Já são cerca de 25 milhões de idosos e esse número praticamente dobrou nos últimos 20 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Quando falamos na realidade dos idosos, percebemos ainda mais a carência de serviços e estrutura básica. ?A velhice não faz parte da agenda contemporânea?, afirma a produtora cultural Andrea Gama. E foi pensando nesta realidade ? a partir do prisma da cultura – que surgiu a ideia da Mostra +60 Envelhecer é Uma Arte, uma realização da Benditas Projetos Criativos. A abertura, gratuita, será realizada no próximo dia 13 de maio, quarta-feira, às 19 horas, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura), com uma palestra do jornalista e cientista social Jorge Félix, pesquisador do tema do envelhecimento populacional e um dos maiores nomes do assunto no mundo. Mas a mostra segue até o dia 25, e vai ter exibições e debates na Sala Walter da Silveira, nos Barris, e em outros diferentes espaços na cidade.
?Além de promover entretenimento, a Mostra quer também estimular a reflexão sobre os temas diversos que afetam a pessoa idosa e contribuir para a formação de novas identidades da velhice e do ser velho no imaginário cultural brasileiro?, conta Andrea. Na abertura, dia 13, o cientista social Jorge Félix vai falar sobre ?Cinema e Envelhecimento: modismo ou transformação??. Ele vai comentar como, de uns anos para cá, a produção cinematográfica tem contribuído para difundir uma percepção melhor do idoso. Em Salvador, o especialista aproveita para apresentar seu mais novo livro, ?Viver Muito?, que será lançado na ocasião, com noite de autógrafos. Jorge é professor da PUC SP, e é o primeiro autor brasileiro a abordar o tema da Economia da Longevidade, hoje amplamente disseminado pelo mundo. A palestra é aberta ao público e gratuita, e será realizada no Teatro Eva Herz, que fica na Livraria Cultura, Salvador Shopping.
A mostra principal será realizada na Sala Walter da Silveira, de 19 a 22 de maio, terça a sexta, às 10h e às 14h, onde serão exibidos oito filmes de longa-metragem brasileiros e estrangeiros ? dublados ? e no dia 23 de maio, sábado, às 16h e às 17h30, com oito filmes curtos brasileiros. Entre os temas dos filmes selecionados pelo curador Adolfo Gomes, jornalista, crítico de cinema e cineclubista, estão o envelhecimento, a solidão, a sexualidade, o relacionamento familiar, a amizade e a morte, um grande tabu na terceira idade.
Após as sessões vespertinas na sala Walter, haverá debate, com a presença de especialistas convidados, como a psicóloga Edivana Almeida, o sociólogo e gerontólogo José Leôncio Rodrigues, o pedagogo Antonio Jorge Nascimento e a Diretora da Universidade Aberta da Terceira Idade, Sônia Bamberg. ?O que propomos com essa mostra é enriquecer essa memória coletiva através do cinema, promover novos encontros afetivos com os filmes, mas sobretudo lembrarmos, uma vez mais, que tudo ainda é possível a despeito das limitações que insistem em associar ao idoso?, conta o curador.
Além das exibições na Sala Walter da Silveira, o evento vai se deslocar para outros pontos da cidade, onde vivem e transitam centenas de idosos: o Abrigo D.Pedro II, o Abrigo do Salvador, o Lar Geriátrico Júlia Magalhães (Irmã Dulce) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI). Nesses espaços, serão realizadas sessões de cinema exclusivas aos moradores, entre os dias 14 e 25 de maio.
Serviço:
Mostra +60, Envelhecer é uma arte!
13 a 25 de maio de 2015
Salvador- Bahia
Realização: Benditas Projetos Criativos / Arte em Toda Parte / PMS
Informações: www.benditas.art.br ou (71) 3486.2628
Agendamento de grupos: mostramais60@gmail.com
Abertura:
Palestra com Jorge Félix (SP) e lançamento do livro Viver Muito
Tema: Cinema e Envelhecimento
13 de maio | QUARTA-FEIRA | 19h
Teatro Eva Herz – Livraria Cultura (Salvador Shopping)
Entrada gratuita (mediante lotação do espaço)
Abrigos / Espaços
14 de maio | QUINTA | 15h – Abrigo do Salvador
15 de maio | SEXTA | 15h – Abrigo D.Pedro II
18 de maio | SEGUNDA | 15h – Lar Geriátrico Júlia Magalhães (Irmã Dulce)
*Sessões exclusivas para o público residente destes espaços.
25 de maio | SEGUNDA | 10h e 14h – Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI)
Exibições abertas ao público
Sala Walter da Silveira
Programação gratuita
19 a 22 de maio (terça a sexta) ? 10h e 14h*
23 de maio (sábado) 16h e 17h30
*Sessões vespertinas seguidas de debates, com duração de 30 minutos, com especialistas.
Ficha Técnica
Direção: Andrea Gama
Curadoria: Adolfo Gomes
Conselho curatorial: Adolfo Gomes, Andrea Gama e Sofia Federico
Coordenação de Produção: Tatti Carvalho
Produção Executiva: Cristiano Morais
Mediação Cultural: Marcelo Galvão
Conteúdo Audiovisual: Sofia Federico e Marcos Póvoas
Designer Gráfico: Michele Rodrigues
Vinhetas/Computação Gráfica: Michele Rodrigues
Montagem dos programas: Daniel Fróes
Trilha sonora: Envelhecer (Arnaldo Antunes, Ortinho e Marcelo Jeneci)
Assessoria de Comunicação e Redes sociais: Pipa Comunicação
Fotografia: Natácia Guimarães
Site: Lamparina Web