Ministro interino da Saúde depõe sobre sonegação de dados da Covid-19 nesta terça
Ministro interino da Saúde depõe sobre sonegação de dados da Covid-19 nesta terça
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, deverá prestar depoimento na Câmara nesta terça-feira (9/6) para esclarecer informações sobre uma possível sonegação de dados da Covid-19. Ele Foi chamado pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados depois que o ministério mudou a metodologia de informação sobre mortos pela pandemia. Supostamente presidente Jair Bolsonaro ordenou a pasta excluir os dados totais e divulgar somente os casos referentes às últimas 24 horas.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai participar da audiência que deve ser feita por videoconferência, às 12h30. A reunião, contudo, ainda não consta oficialmente no sistema da Câmara. A presença do ministro ainda é opcional, pois ele foi convidado a comparecer na comissão, e não convocado. O Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Mas a partir do ultimo dia 5 mudou a forma e chamou a atenção.
O ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu na segunda-feira (8/6) uma liminar determinando que o Ministério da Saúde mantenha divulgação integral sobre a pandemia diariamente, assim como era feito até a última quinta-feira (4/6). Os dados devem citar números acumulados e o prazo para cumprir essa determinação é de 48 horas.
LEIA MAIS: Covid-19: a partir desta terça, trabalhadores da saúde pública têm atendimento exclusivo em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.