Medicamentos serão reajustados em 3,2% no ano de 2021, anuncia Comitê Executivo de Regulação
Medicamentos serão reajustados em 3,2% no ano de 2021, anuncia Comitê Executivo de Regulação
O Comitê Técnico-Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definiu nesta quarta-feira (25/11) em 3,29% o Fator X de produtividade para o reajuste em 2021, marcado para março. A decisão do colegiado foi divulgada no Diário Oficial da União.
O Fator X é o mecanismo que permite repassar aos consumidores, por meio dos preços dos medicamentos, as projeções de ganhos de produtividade das empresas produtoras de medicamentos. O cálculo é efetuado por meio da análise de séries temporais da indústria farmacêutica.
O ajuste de preços de medicamentos tem como base um modelo de teto de preços calculado por meio de um índice de preços, de um fator de produtividade (Fator X) e de uma parcela de fator de ajuste de preços relativos entre setores (Fator Y) e intrassetor (Fator Z), conforme previsto em lei.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também é usado para o cálculo. Nesse caso, é utilizado o índice acumulado no período dos 12 meses anteriores à publicação do ajuste.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.