MEC anuncia que aulas em universidades devem retornar em março após polêmica
MEC anuncia que aulas em universidades devem retornar em março após polêmica
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou que a volta às aulas presenciais em universidades públicas e privadas deve ocorrer no dia 1º de março. A portaria que autoriza o retorno foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite da segunda-feira (7/12).
"Nós estamos apontando para o dia 1º de março, que nós julgamos ser uma data equilibrada e boa para que dê tempo para universidades fazerem alguns ajustes, inclusive, pedagógicos e eletivos", disse Ribeiro em publicação no Twitter.
A portaria que será publicada nesta data ajusta a anterior e estabelece o dia 1° de março para o retorno das aulas presenciais nas entidades de ensino superior.
A decisão segue na mesma direção que a maioria dos países do mundo.
(2/2)
— Milton Ribeiro (@mribeiroMEC) December 8, 2020
A nova medida altera a decisão anterior, divulgada na última quarta-feira (2/12), que previa a retomada a partir de 4 de janeiro. O anúncio, porém, gerou revolta em algumas instituições - incluindo a Universidade Federal da Bahia -, que resolveram não aderir ao calendário do MEC e fez a pasta recuar da decisão. Agora, até o dia 28 de fevereiro, instituições públicas e privadas poderão continuar com as atividades virtuais.
O texto da nova portaria determina também que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas", no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.