Martagão Gesteira realiza o primeiro transplante pediátrico de medula óssea através do SUS na Bahia
Martagão Gesteira realiza o primeiro transplante pediátrico de medula óssea através do SUS na Bahia
O Hospital Martagão Gesteira, referência em pediatria, passou a realizar o procedimento de transplante de medula óssea para crianças e jovens de 0 a 18 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pequena Isabela foi a primeira paciente do novo serviço que passa a ser ofertado para a população baiana.
No estado, o transplante de medula óssea (TMO) já era realizado por outras unidades de saúde, mas somente em casos a partir dos 14 anos. Antes, para realizar o procedimento, era preciso se deslocar para outros estados, porém Isabela, que mora em Serrinha, distante 183 km de Salvador, não precisou mudar de estado. Ela recebeu alta nesta terça-feira (27/10) e seu estado de saúde é considerado bom.
Em 2015, a Bahia figurava entre os últimos estados do Brasil em número de doações e transplantes, além de altas taxas de negativa familiar. Cerca de 50% das crianças atendidas no Martagão são de famílias com renda de um salário mínimo ou menos.
A partir de agora, a paciente continuará a ser acompanhada pelo Hospital, com restrições de alimentação e contato social nos próximos três meses, por causa da imunidade
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.